
Rogério Carmo
Publisher Andardemoto.pt
OPINIÃO
A física e o físico
Diz-se que o universo se explica através de quatro forças atómicas, e as motos, tal como os motociclistas, estão sujeitas a todas elas. A gravidade, que nos cola ao chão, o eletromagnetismo que faz saltar a faísca que nos impulsiona, e ainda as forças fraca e forte, responsáveis por que todas as moléculas e todos os átomos se mantenham juntos, e mais uma série de coisas altamente estranhas, muitas delas ainda inexplicadas.
andardemoto.pt @ 21-3-2023 00:18:13 - Rogério Carmo
Mas os motociclistas, independentemente de como tudo funciona nos meandros da física, também têm 4 FORÇAS que os regem, isto se não querem acabar com más recordações.
São elas o RACIOCÍNIO, necessário para evitar situações comprometedoras e definir a trajetória adequada em caso de algum imprevisto, a ANTECIPAÇÃO, para um controlo do trânsito e uma leitura eficaz da estrada, a MANUTENÇÃO, importante para se poder beneficiar das melhores condições de fiabilidade e performance do veículo, e a PROTEÇÃO, sob a forma de equipamento para, em caso do pior cenário acontecer, haver uma armadura que minimize as consequências.
Com isto, os motociclistas estão prontos para enfrentar as leis de Newton, que definem o comportamento dos corpos em movimento e que são responsáveis pelas consequências de qualquer impacto.
A INÉRCIA, que nos faz desejar ter muitos cavalos de potência para acelerar e bons travões para poder parar, a ACELERAÇÃO, que nos faz extremamente felizes mas que multiplica o peso dos corpos em movimento pela velocidade a que se deslocam, com efeitos dramáticos em caso de impacto, e a última, que diz que PARA CADA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO, que na prática também podia estar relacionada com comportamentos e insultos, mas que em ciência explica porque, quando arrancamos, o que realmente acontece enquanto começamos a andar para a frente, é que também estamos a empurrar a estrada para trás e, por oposição, quando travamos, estamos a empurrar a estrada para a frente, o que também explica porque não se pode ir de moto à lua e porque os pneus se gastam tão depressa!
Porque não sou cientista, nem tenho capacidade para averiguar se estas teorias estão realmente corretas ou se há forma de as contornar, quando me sento numa moto, vou sempre bem desperto, bem equipado e tento deixar para trás todos os pensamentos que não estejam diretamente relacionados com a condução.
Como costumo recomendar, quando conduzir, apenas conduza! Qualquer distração pode fazer com que a física nos dê cabo do físico!
andardemoto.pt @ 21-3-2023 00:18:13 - Rogério Carmo
Outros artigos de Rogério Carmo:
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões