Teste FK Motors Street Scrambler 125 - Estilo e Função

Uma cada vez maior procura de motociclos que não necessitam de carta de condução de moto, faz surgir no mercado novos modelos, alguns de novas marcas, que trazem para este segmento novos estilos mas com a funcionalidade que se pretende de uma 125cc

andardemoto.pt @ 13-10-2019 08:42:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

FK Motors Street Scrambler | Moto | Moto

Depois de lhe termos apresentado a gama FK Motors, importada para Portugal pela Salgados Moto chegou a vez de testarmos um destes novos modelos, nada mais nada menos que a “naked” Street Scrambler 125.

Trata-se de uma moto revivalista que apresenta uma estética de linhas simples, com inspiração retro, contrastante com pormenores tecnológicos actuais, como por exemplo o assento em “cabedal” castanho, decorado com pespontos, e a iluminação integral em LED, com destaque para o farol de alto brilho, de design exclusivo, que se mostra bastante eficaz.

Esta moto está equipada com um motor genérico, de fabrico asiático com inspiração nipónica, capaz de debitar até 10,6cv a partir de um binário de 9,6Nm registado às 7.000rpm. O desempenho não desilude, mas tampouco é digno de relevo. No entanto tenha em conta que a unidade que testámos estava acabada de sair da caixa.

Ainda assim, o monocilindrico refrigerado a ar mostrou-se bastante elástico, permitindo retomas aceitáveis e retribuindo uma subida de rotação bastante enérgica, sobretudo a baixos regimes, mantendo o nível de vibrações muito contido.

A caixa de velocidades é suave e precisa, com relações curtas e bem escalonadas, e a manete da embraiagem mostra um accionamento bastante leve.

Ao nível da ciclística, o conjunto revela-se bastante equilibrado, com destaque para o desempenho da suspensão, que atrás conta com um mono-amortecedor regulável em pré-carga, e na frente com uma forquilha invertida de 37mm de diâmetro que, apesar de garantir conforto, apresenta uma boa firmeza em curva e sob travagem.

Por falar nela, a travagem a, cargo de travões de disco em ambos os eixos, mostra-se perfeitamente ao nível do desempenho geral, com uma mordida relativamente firme, permitindo também alguma dosagem, e sem demonstrar fadiga mesmo quando mais exigida.


O painel de instrumentos é completamente digital, bastante legível, e mostra a informação básica necessária para uma utilização normal, sem distrações. Os motociclistas mais tecnológicos vão apreciar a ligação Bluetooth que permite emparelhar a moto com um smartphone e registar, em tempo real e numa App específica, uma espécie de diário com os diversos dados de utilização.

Ainda acerca da ergonomia, a posição de condução é natural, elevada, com bastante espaço para as pernas. O guiador apresenta-se suficientemente largo para garantir um bom controlo da direcção, mas sem ser demasiado largo para impedir o progresso no meio de trânsito mais compacto. A brecagem é, também ela, bastante aceitável.O passageiro tem um assento confortável e pegas bastante bem posicionadas, tal como os poisa-pés.

Uma nota final para a chave da ignição, de desenho exclusivo, que funciona também como abre cápsulas.

Por tudo o que foi dito, a sua condução resulta bastante agradável, tanto pelo conforto como pela sensação de segurança que transmite. Isto a par com o “ronco bastante interessante” emitido pela ponteira de escape.

Os acabamentos cuidados e a quase absoluta ausência de ruídos parasitas denotam uma qualidade de construção muito aceitável, sobretudo tendo em conta o preço.

Como nota negativa, apenas os pneus, de marca taiwanesa praticamente desconhecida, que apresentam um comportamento pouco convincente, sobretudo a frio. O facto de desenhados para uma utilização mista, com piso de grandes blocos, também contribui para aumentar o nível de vibração e o ruído de funcionamento.


Mas sem dúvida esta é uma moto prática, indicada para quem se está a iniciar no mundo das motos, ou até mesmo para quem necessite de uma segunda moto, mais prática, para se deslocar nas pequenas voltas.

Pode ir fazer um teste à Street Scrambler na rede de concessionários FK Motors (clique para ver qual o que está mais perto de si!).

Equipamento

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

FK Motors Street Scrambler | Moto | Moto

andardemoto.pt @ 13-10-2019 08:42:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives