Teste Macbor Montana XR5 500 - Por montanhas e vales

A Macbor Montana XR5 500 é a primeira moto trail da marca e, pelo seu preço contido promete ser uma forte concorrente no seu segmento.

andardemoto.pt @ 7-2-2023 13:22:36

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Macbor Montana XR5 500 | Moto | Adventure

Fundada pelo grupo espanhol, Motos Bordoy, a Macbor afirma identificar-se, em parte, com a cor vermelha e por isso foca-se nos valores que a mesma transmite: paixão; força; vida; valentia; e rigor.

Durante o tempo que tivemos o privilégio de experimentar a Montana XR5 500, podemos já declarar que a Macbor cumpriu com as sensações disseminadas pela cor que a representa.

Um motor igual nas suas medidas ao da Honda CB500, associado a uma caixa bem escalonada quer para estrada quer para off-road e uma surpreendente ciclística, a Montana XR5 500 consegue colocar-nos um sorriso na cara quando estamos aos seus comandos.

A receita é simples. Conforto, versatilidade, boa proteção aerodinâmica e boas prestações são as características que tornam a trail da Macbor numa moto competente.


O bicilíndrico é eficaz em qualquer situação. Produz 35 Kw (47cv) às 8500 rpm por meio de uma caixa manual de 6 velocidades muito simples de trabalhar. Esta parece, no entanto, estar configurada para off-road da 1ª à 3ª terceira velocidade, mostrando-se com relações mais curtas e cheias de força, e da 4ª à 6ª engrenagem notam-se mais longas, focadas nas viagens por asfalto, mas sem uma perceptível quebra de desempenho.

A unidade motriz não gosta de trabalhar abaixo do regime das 3000 rpm em andamento. Pelo que, quando lhe exigimos uma resposta rápida nestes regimes ao enrolar o punho ela responde com o típico matraquear dos pistões. Para evitar tal situação é preciso trabalhar adequadamente a caixa de velocidades que por sua vez compensa pela sua suavidade e precisão.

Em andamento descontraído o bicilíndrico não produz vibrações e tem sempre uma resposta pronta e decidida com uma nota de escape discreta.


O guiador elevado proporciona uma posição de condução confortável de costas direitas e na nossa frente somos presenteados com uma boa proteção aerodinâmica, proporcionada pelo ecrã pára-brisas ajustável em duas posições, por meio de parafusos, que nos permite realizar tiradas mais longas.

A Montana XR5 500 é alta. 840 mm separam o seu assento do solo e os motociclistas com altura à volta de 1,70m só vão conseguir colocar as pontas dos pés no chão. Mas isso não será problema, porque aquilo que menos irão querer é manter a Montana XR5 500 parada. 

Em grande parte por causa do bom desempenho das suspensões Kayaba capazes de nos levar a conhecer um maior número de caminhos por estrada ou por estradões.


Tanto a forquilha invertida como o amortecedor traseiro são multi-ajustáveis e nas estradas de curvas encadeadas não nos fazem temer as suas irregularidades, enfrentando os diversos pisos com despreocupação, virtude também dos pneus de piso misto que calçava, os Metzeler Tourance.

Fora do asfalto, as rodas raiadas de 17 polegadas atrás e 19 na frente incentivam-nos a tomar rumos mais arrojados, que em combinação com as suspensões, oferecem ótimas prestações no off-road.

Mesmo sem ser uma moto de off-road pura, a Macbor Montana XR5 permite-nos uma fácil condução em pé, fazendo-nos esquecer o seu peso de 178 kg a seco, como anunciado pela marca.


Não podemos ser delicados com a travagem Nissin. As duas pinças colocadas na dianteira têm potencial para travagens fortes com segurança, cortesia do ABS, mas a força a ser aplicada na manete ajustável deve ser vigorosa para obtermos uma resposta contundente. Este ponto pode ser defeito ou feitio consoante o uso que lhe queiramos dar. Por seu lado a travagem traseira é muito eficiente e bastante doseável.

A Montana XR5 500 instala na frente do guiador um painel de instrumentos LCD de fácil leitura, com um conta rotações analógico à esquerda e dois botões no seu topo, um para fazer reset do odômetro parcial e o outro para mudar entre o modo Safe e Sport e desligar o ABS. 

Rodamos a chave no canhão de ignição e acendem-se no painel luzes de diferentes cores e o conta rotações faz a sua típica dança. A partir daí podemos selecionar entre os dois modos de condução que diferem apenas na forma como a potência é entregue. Mais mordaz no modo Sport e um pouco mais suave no modo Safe.

No mesmo botão onde selecionamos os modos de condução podemos também desligar o ABS. Pressionamos o botão durante uns segundos e deixamos de poder selecionar o modo de condução para passarmos a escolher através de um toque no botão se queremos desligar o ABS totalmente ou só na roda traseira.  

O ecrã LCD informa-nos da velocidade a que circulamos, da mudança engrenada, dos quilómetros totais e parciais, da temperatura do líquido de arrefecimento, do modo de condução, do sistema ABS e da quantidade de combustível no avantajado depósito de 20 litros. 

A iluminação LED projeta uma boa mancha de luminosidade à nossa frente quando circulamos de noite e, durante o dia, mantém-se as luzes de cruzamento acesas juntamente com os LED’s de alto brilho.

Facilmente partimos para a aventura com a Macbor Montana XR5. As suas barras metálicas de proteção, pintadas a preto fosco, incentivam-nos a tal. Podemos ainda instalar malas laterais e top case que têm vantagem acrescida por proporcionar mais comodidade ao passageiro.

Estamos convictos que a Macbor Montana XR5 500 cumpre todos os requisitos de uma moto trail, extremamente versátil, com boa qualidade de fabrico e acabamento por um preço recomendado de apenas 7.199€.

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Macbor Montana XR5 500 | Moto | Adventure

andardemoto.pt @ 7-2-2023 13:22:36


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives