Brembo apresenta para 2019 uma solução de travagem desenvolvida no MotoGP

Agora pode melhorar a potência de travagem da sua moto com os cilindros mestre radiais RCS Corsa Corta e as pinças de travão radiais GP4-MS.

andardemoto.pt @ 25-11-2018 18:48:09

A Brembo, líder mundial em design, desenvolvimento e produção de sistemas de travagem, anunciou em Milão, na EICMA 2018, a introdução na sua gama das versões de 15 mm e 17 mm do cilindro RCS Corsa Corta, o mais inovador para uso rodoviário, actualmente disponível no mercado.

A expansão da família RCS Corsa Corta responde de forma optimizada e personalizada às necessidades de todos os tipos de motos, que agora podem aumentar a sua potência de travagem graças à escolha dos tamanhos ideais dos cilindros-mestre RCS Corsa Corta (15, 17 ou 19 mm) para se adequar às características de cada moto.

Para que um sistema de travagem de uma moto funcione na perfeição, não só em termos de potência de mordida dos discos, mas também de modulação e sensibilidade na manete, o cilindro mestre deve ser dimensionado adequadamente e garantir a melhor relação de torque hidráulico, sendo este a proporção entre o diâmetro do pistão do cilindro mestre e o diâmetro dos pistões da pinça.

Isso significa que, dependendo do tamanho dos pistões da pinça de travão de cada modelo de moto, é possível escolher o cilindro mestre RCS Corsa Corta mais adequado para uma correspondência perfeita com o resto do sistema de travagem.
Se um cilindro mestre estiver sobredimensionado, faz com que uma massa excessiva de óleo flua para os pistões da pinça, com detrimento da modulação de travagem e da sensibilidade na manete.

Por outro lado, um cilindro mestre subdimensionado não vai empurrar a quantidade de óleo suficiente para garantir uma travagem potente.

A versão de 17mm do RCS Corsa Corta  foi concebida para responder de forma ideal às necessidades de um número crescente de motos que usam pinças de travão com pistões de 30 mm de diâmetro: Entre elas, encontram-se as Ducati Panigale e Monster 1200, Kawasaki H2 e ZX10R, Yamaha R1 e R6, KTM Superduke e MV Agusta F4RR. Esta é a opção correcta para garantir um excelente desempenho das pinças que têm pistões de 30 mm, como as Brembo M50.


A versão de 15 mm foi desenvolvida para garantir a um melhor desempenho dos sistemas com um único disco, bem como para as motos com disco duplo e pinças flutuantes. Neste segmento incluem-se modelos como Ducati Scrambler, KTM Duke, Kawasaki ER-6N e Z750, Yamaha MT-03 e Triumph Bonneville T100.  O 15RCS Corsa Corta também pode ser usado em todas as scooters com uma ou mais pinças dianteiras até um total de 4 pistões.

O cilindro mestre Corsa Corta 19RCS, por outro lado, é a melhor solução para todas as motos com pinças de travão com pistões de 32 ou 34 mm, como as Honda CBR1000, Ducati 1098/1198, BMW S1000RR, Triumph Speed ​​Triple, Yamaha FZ9, Suzuki GSX-R 1000 ou o Kawasaki Z1000. Em todos os modelos, o motociclista pode regular a manete em seis afinações diferentes, em questão de segundos, através do “Ratio Click System” (RCS).

O sistema oferece ainda outra afinação, que consiste num came que recua ou avança o ponto de fulcro e a haste do cilindro principal em 2 mm, o que altera a distribuição da força de travagem sem alterar o desempenho do sistema em termos de potência pura. Ao rodar apenas um parafuso, 180 graus, ajusta a posição do centro do cilindro (inclusivamente indica a configuração pois fica vermelho quando ajustado para 18 mm, e preto quando ajustado para 20 mm), permitindo que se encontre a melhor configuração para cada tipo de utilizador/utilização.


NOVA PINÇA BREMBO GP4-MS:

Os motociclistas mais exigentes podem agora instalar nas suas motos a primeira pinça Brembro monobloco, maquinada a partir de um bloco sólido de alumínio, disponível para uma utilização rodoviária, a GP4-MS.

Literalmente esta GP4-MS é uma pinça de travão de MotoGP disponível para as motos de estrada.Foi sobretudo concebida para os entusiastas dos circuitos, mas também para aqueles que procuram algo verdadeiramente inovador para instalar nas suas motos.

Equipada com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, a pinça Brembo GP4-MS redefine as regras para as pinças de travão convencionais. O seu desempenho aproxima-se do das versões utilizadas nas mais importantes competições de motas do mundo, graças à combinação de todas as características distintivas das pinças Brembo utilizadas na alta competição.


Na prática, e além da maior potência, as pinças GP4-MS melhoram a modulação da travagem já que são mais resistentes às altas temperaturas, mantendo-se o seu desempenho mais consistente, sendo também mais leves.

Tal como as usadas nos Campeonatos Mundiais de MotoGP e Superbike, a inovadora pinça GP4-MS, destinada a motos com cubos de 100mm, é maquinada a partir de um bloco sólido de alumínio.

O formato do corpo da pinça foi cuidadosamente estudado, com base em dados adquiridos ao longo de 40 anos de vitórias da Brembo e desenvolvido com recurso a um programa de computador.

A gama da família GP4 é completada pela pinça monobloco Brembo GP4-RS, a pinça monobloco GP4-RR utilização em corrida, e a pinça GP4-RX de duas peças, também maquinada a partir de um bloco sólido. 

O kit de pinças Brembo GP4-MS também inclui pastilhas sinterizadas de alto desempenho, a melhor escolha para uso misto de estrada/pista, além de todas as peças necessárias à sua montagem, bem como instruções detalhadas, e também inclui os autocolantes, adesivos sensíveis ao calor, usados ​​no mundo do MotoGP, para avaliar após cada sessão, qual a temperatura de operação alcançada pelo material de fricção. 

A pinça Brembo GP4-MS é compatível com as pastilhas Brembo Racing Z04 usadas no Campeonato Mundial de Superbike, Supersport e Moto2.

andardemoto.pt @ 25-11-2018 18:48:09