Capacete Alpinestars Supertech S-M10

O projecto de criação centrou-se em parâmetros fundamentais como a protecção e segurança, mas também a ventilação e conforto e, sobretudo, um peso extremamente reduzido. 

andardemoto.pt @ 5-1-2019 15:42:23

O capacete Alpinestars Supertech S-M10 é a resposta da famosa marca italiana às solicitações dos principais pilotos de motocross e supercross, e representa o resultado de cinco anos de estudos e desenvolvimento. O projecto de criação centrou-se em parâmetros fundamentais como a protecção e segurança, mas também a ventilação e conforto e, sobretudo, um peso extremamente reduzido. 

Efectivamente, para os capacetes Supertech S-M10, com homologação ECE, o peso de uma unidade de tamanho médio é de apenas 1.370g, factor importante para a minimização do esforço muscular do piloto, ao nível do pescoço, ombros e coluna vertebral.

A sua calota exterior é fabricada em fibra de carbono 3K, de elevadas especificações, com reforço de aramida, através de uma tecnologia de moldagem avançada, com recurso a resinas epóxi, que garante uma grande rigidez, resistência à perfuração e uma excelente dissipação de impactos. 

Efectivamente, a Alpinestars garante uma resistência ao impacto directo e linear superior em 41%, e uma resistência à aceleração rotacional e oblíqua, superior em 48%, relativamente aos parâmetros de homologação.


A guerra ao peso fez com que cada medida de capacete tenha uma calota de tamanho específico, pelo são fabricadas 4 calotas exteriores, para cada um dos tamanhos: (S, M, L e XL).

A calota interior, também específica para cada tamanho é formada por diversos módulos de EPS (esferovite), de quatro diferentes densidades, e foi concebida de forma garantir um ajuste perfeito e a poder ser afinada, pois  permite que a calota exterior seja posicionada mais inclinada para a frente ou para trás de acordo com a fisionomia ou preferência de cada utilizador. 

A pála do sol também foi alvo de uma atenção extrema, e foi concebida de forma a ser perfeitamente estável durante a utilização, mesmo quando submetida a grandes esforços, mas o seu sistema de fixação garante que, em caso de impacto, ela se desprenda facilmente do capacete, evitando assim forças de rotação que podem ser extremamente perigosas para a cervical.

Com a mesma preocupação pela integridade física dos pilotos, a calota exterior é cavada lateralmente na zona da clavícula, e incorpora nessa mesma zona uma almofada que, em caso de queda, com torção de pescoço, impede que o capacete atinja o ombro, ou que em último caso, promova uma protecção extra.



Pela mesma razão, o capacete Alpinestars Supertech S-M10 está equipado com o sistema MIPS, que ajuda a dissipar a energia de um eventual impacto, diminuindo as forças rotacionais, protegendo de eventuais danos no crânio e consequentemente no cérebro.

Pensando em tudo, a Alpinestars ainda dotou o Supertech S-M10 de um sistema ERS de emergência, que permite uma remoção fácil pela assistência médica, sistema esse que é apoiado por um sistema de ejecção fácil, que evita sobrecargas na cervical do piloto.

O sistema de retenção, do tipo duplo “D”, conta com uma fita mais larga do que os requisitos de homologação, e os seus 26mm de largura além de aumentar a segurança também proporciona um maior conforto.

A ventilação foi outra das grandes preocupações do desenvolvimento deste novo capacete. Estudos feitos com recurso a imagens de mapeamento térmico originaram a criação de condutas de ventilação optimizadas, que conta com uma abertura de extracção na zona traseira, garantindo uma excelente ventilação em torno da cabeça do piloto, mesmo sob as condições mais extremas.

O Alpinestars Supertech S-M10 conta ainda com um conveniente sistema de compatibilização para hidratação, pois a calota interior está preparada com um canal específico que permite a passagem do tubo até perto da boca do piloto, e que foi intensivamente testado por participantes em diversas provas de Rally-Raid.

Para terminar, o forro interior, que é completamente removível e lavável, garante um elevado conforto, já que foi fabricado com recurso a materiais altamente técnicos, como o “cool max” que são anti-bacterianos e dotados de grande capacidade de evaporação.

Disponíveis em duas cores sólidas e cinco gráficos “Meta”, os capacetes Alpinestars Supertech S-M10 são fornecidos com uma pála solar extra e um saco de transporte de alta qualidade. Um segundo conjunto de almofadas laterais com mais cinco milímetros de espessura (para garantir um ajuste perfeito) está disponível como opcional.

Os preços recomendados de venda ao público começam nos 679,95 Euros para os modelos de cor sólida, e os 719,95 Euros para as versões decoradas.

andardemoto.pt @ 5-1-2019 15:42:23