X-lite X-803 RS Ultra Carbon – Das pistas para a estrada

A marca italiana apresenta uma nova versão do reconhecido capacete X-803. O novo X-lite X-803 RS Ultra Carbon é uma evolução do modelo desportivo, com aerodinâmica melhorada e testada nos Mundiais de MotoGP e Superbike.

andardemoto.pt @ 16-3-2020 14:05:57

A componente aerodinâmica sempre foi um dos fatores mais importantes no motociclismo de competição. Mas atualmente, tanto os fabricantes de motos como os de equipamentos para motociclistas procuram desenvolver ao máximo a aerodinâmica dos seus produtos.

É precisamente o caso do novo capacete desportivo X-lite X-803 RS Ultra Carbon.

Nascido no mundo da competição como forma de oferecer aos pilotos um capacete mais estável, o novo X-803 RS Ultra Carbon passa agora a estar disponível em Portugal, de acordo com o comunicado do importador da X-lite para o nosso país, a Golden Bat.

Mantendo todas as características que tornaram o X-803 Ultra Carbon numa opção tão popular, a X-lite, marca do grupo Nolan, trabalhou a aerodinâmica e os spoilers que equipam o X-803 RS Ultra Carbon. Este conjunto de acessórios já pode ser visto a ser usado nas pistas através dos pilotos da marca.


A sigla RS significa “Racetrack Setup”.

A configuração RS inclui novo spoiler traseiro aerodinâmico desportivo (RAS – Racetrack Aerodynamic Spoiler), testado no túnel de vento, desenvolvida por pilotos profissionais da marca. O ASD (Adjustable Stability Device) oferece uma alta eficiência aerodinâmica e estabiliza o capacete a alta velocidade.

Uma nota importante a ter em conta neste novo capacete X-lite X-803 RS Ultra Carbon é que os acessórios aerodinâmicos são removíveis, permitindo ao utilizado adaptar a o capacete às condições aerodinâmicas ideais para as diferentes condições de pilotagem.

Em termos de design, o X-803 RS Ultra Carbon diferencia-se do convencional X-803 Ultra Carbon pelo formato do queixo. Está mais alongado, o que oferece ao utilizador mais espaço e máximo conforto estático e dinâmico. Isto sem perder o design compacto da calota exterior, disponível em três tamanhos sendo fabricada integralmente em fibra de carbono, e sem retirar ao forro interior as características que tornam este capacete desportivo tão interessante.


Por exemplo, o forro interior, desenhado através da tecnologia Carbon Fitting Racing Experience, conta com sistema de ajuste das almofadas ou LPC (Liner Positioning Control). O utilizador pode assim adaptar a posição das mesmas de acordo com a morfologia da sua própria cabeça, garantindo assim que o X-803 RS Ultra Carbon fica fixo e é confortável.

O tecido do forro interno é fabricado com fibras de carbono. Este tecido, para além de ser suave ao toque com a pele do rosto, garante que a humidade da transpiração é removida mais rapidamente e assim a X-lite consegue que este capacete ofereça um controlo otimizado da temperatura interna.

E por falar em ventilação interna, o X-lite X-803 RS Ultra Carbon integra o sistema de ventilação RAF (Racing Air Flow), com o ar a entrar através de três entradas frontais – uma no queixo e duas superiores – sendo que o ar quente sai do interior através de extratores laterais e traseiros.

O forro é removível facilmente em caso de emergência, através do NERS – Nolan Emergency Release System. Na caixa do novo X-803 RS Ultra Carbon a X-lite inclui duas viseiras (escura e transparente) e também o Pinlock.

O X-lite X-803 RS Ultra Carbon já se encontra disponível em Portugal na cor Hot Lap (preto/vermelho) e nos tamanhos do XXS ao XXL. Esta novidade da X-lite tem um PVP de 599,95€.

andardemoto.pt @ 16-3-2020 14:05:57

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos