Teste intercomunicador Cardo Packtalk Bold - Ligação de alta fidelidade

Testámos o intercomunicador Packtalk Bold. Uma proposta de alta fidelidade, dos especialistas da Cardo, que permite estarmos sempre ligados, de uma forma simples, ao que nos rodeia.

andardemoto.pt @ 30-11-2020 11:11:05 - Texto: Bruno Gomes

Longe vão os tempos em que conduzir uma moto era uma missão solitária. Mesmo nas viagens em grupo, só conseguíamos conversas com os nossos companheiros de asfalto durante uma paragem para descanso ou reabastecimento.

Com a chegada dos primeiros intercomunicadores específicos para motociclismo, passámos a ter a oportunidade de viajar em modo solitário, mas ao mesmo tempo estar sempre ligados ao que nos rodeia. Atualmente os intercomunicadores são uma ferramenta muito útil, e um dos melhores exemplos é o Cardo Packtalk Bold, que tivemos oportunidade de andar a testar.

A instalação do sistema é relativamente simples, e mesmo os menos habituados a estas coisas serão capazes de seguir as instruções completas e recheadas de imagens. Em pouco mais de 15 minutos teremos o intercomunicador, colunas e ainda o microfone, instalados no capacete, seja ele integral, modular ou aberto. A Cardo inclui na caixa, para além de muitos acessórios, um microfone com uma haste flexível, para ser usada em capacetes modulares ou abertos.


Com uma autonomia que se aproxima muito das 13 horas de utilização anunciadas pela Cardo – usei o intercomunicador durante 11 horas e ainda tinha bateria -, o Packtalk Bold continua a mostrar-se excelente, tanto ao nível do alcance entre membros do grupo, e cheguei a estar a 1000 metros do outro intercomunicador sem perder a ligação, como ao nível das “features” mais tecnológicas.

Delas destaco a app disponível para os smartphones iOS ou Android. Nela podemos personalizar o nosso intercomunicador, definir todo o tipo de parâmetros, para além de criarmos os grupos com quem queremos falar.

A ligação entre intercomunicadores é rápida, não requer grande esforço por parte do utilizador, sendo essa facilidade de utilização um dos pontos positivos do Packtalk Bold. Depois temos os comandos por voz, que a Cardo denomina de controlo por “Voz Natural”.



Através dos controlos por voz evitamos usar os botões físicos, usando a nossa voz para a ativação das diversas funcionalidades, como atender chamadas, iniciar uma conversa com outro motociclista, aumentar ou diminuir o volume, para além de muitas outras opções. O sistema reconhece a nossa voz com muita facilidade a partir do momento que dizemos “Hey, Cardo”, mesmo se tivermos uma pronúncia mais acentuada. Particularmente se usarmos o intercomunicador com linguagem em Inglês, desde que sejamos capazes de decorar todos os comandos disponíveis.

Isto é importante pois alguns dos botões físicos que encontramos no “corpo principal” do intercomunicador são demasiado pequenos e pouco salientes para manusear com luvas grossas enquanto conduzimos. Exceção à grande “click wheel”.


Com uma construção robusta e resistente a impactos, para além de resistente à água, o Packtalk Bold destaca-se pelas suas colunas. Fornecidas pela JBL, estes alto-falantes de 40 mm de diâmetro podem parecer grandes, mas quando colocados no forro do capacete não incomodam. E assim que começamos a ouvir música percebemos o porquê da Cardo as ter escolhido!

A qualidade de som é fantástica para um intercomunicador. Graves e agudos são transmitidos com uma qualidade superior ao que a própria Cardo apresentava noutros sistemas. O ajuste automático do volume funciona bem, particularmente em cidade, onde os ruídos exteriores obrigam a trabalho extra.

Em viagem, a velocidade mais elevada, gostava que o limite máximo do volume fosse maior, particularmente para poder ouvir as indicações do GPS. A qualidade do som durante as chamadas é muito boa até aos 120 km/h, embora o vento, por vezes, se torne demasiado audível para quem está do outro lado.



A mais-valia que é andar de moto com um intercomunicador deste nível é inegável. Nunca ficamos isolados do mundo. E, se quisermos, podemos não aceitar chamadas ou desligar a conversa entre membros do grupo. Os comandos por voz e a qualidade de som proporcionada pelas colunas JBL são detalhes muito positivos num intercomunicador recheado de funcionalidades.

O Cardo Packtalk Bold está à venda nos revendedores autorizados com um PVP de 339,95€ ou de 599,95€ no caso do Packtalk Bold Duo, que inclui dois intercomunicadores.

Para mais informações poderá contactar o importador da Cardo no nosso país, a Golden Bat, através do e-mail geral@goldenbat.pt .

andardemoto.pt @ 30-11-2020 11:11:05 - Texto: Bruno Gomes

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos