Capacete Shark Spartan RS – A evolução do integral roadster francês

A marca francesa apresenta a evolução do seu capacete integral roadster. Fique a conhecer todos os detalhes e preço do novo capacete Shark Spartan RS.

andardemoto.pt @ 22-11-2021 13:06:10

O capacete Spartan tem sido um bom companheiro nos testes e viagens do Andar de Moto desde 2019. Um capacete integral de design desportivo mas que não aposta num formato “racing” a 100%, disponibilizando detalhes que o tornam numa proposta polivalente.

Para a nova temporada 2022 a Shark apresenta uma nova variante deste capacete integral: o Spartan RS.

Esta novidade da marca francesa faz parte da nova geração de capacetes que já cumprem com as normas de homologação E 22-06, garantindo assim uma elevada resistência aos impactos e proteção total da cabeça do motociclista.


A calota exterior do Shark Spartan RS é fabricada em fibra compósita e está disponível em duas dimensões diferentes. A calota interior é fabricada em EPS de diferentes densidades, para maximizar a absorção e dispersão das forças resultantes dos impactos em caso de queda, minimizando o risco de lesões.

Com um perfil aerodinâmico onde se destaca o spoiler superior ligeiramente prolongado, o Spartan RS permite a sua utilização a velocidades mais elevadas sem sofrer tanta turbulência aerodinâmica. Não só é mais confortável fisicamente para o motociclista, como esta melhoria aerodinâmica permitiu à Shark obter um capacete integral mais silencioso.

Por outro lado, a ventilação foi um fator que a Shark teve em conta de forma particular no desenvolvimento do novo Spartan RS. Neste caso encontramos 3 entradas e 4 saídas de ar, ajustáveis, e posicionadas de forma a garantir um fluxo de ar mais rápido. Isso resulta, nos dias de maior calor, numa regulação térmica otimizada, mas também permite que o motociclista receba “ar fresco” mais rapidamente.



No interior encontramos um forro com almofadas morfológicas 3D, com desenho melhor adaptado às formas da cabeça, para um conforto melhorado e ainda maior insonorização. O acolchoamento interno combina camurça e tecido Alveotec, é removível e lavável, e conta com propriedades antibacterianas, anti transpiração e anti odor.

Para garantir uma excelente visibilidade em condução, a Shark instala no Spartan RS um conjunto de viseira de qualidade ótica superior.

A viseira exterior transparente VZ 300 de ultra performance é igual à utilizada no Spartan GT. De classe ótica nível 1, elimina distorções visuais, tem propriedades anti riscos, e está preparada para receber Pinlock 120 Max Vision, incluído na embalagem do capacete.

Um ponto a destacar nesta viseira do Spartan RS é o seu sistema de fixação. Deriva do sistema usado no Race-R Pro GP, o modelo de competição, e conta com nada menos do que quatro pontos de ancoragem, tornando-se assim mais resistente em caso de impacto.


Já a viseira escura interior UV 380, para além de garantir conforto protegendo a vista dos raios solares mais intensos, conta com um formato mais ergonómico e um sistema de ajuste que facilite o seu posicionamento de acordo com a preferência do motociclista.

Por último, destaque ainda para o sistema de retenção com fivela e anel duplo D, e ainda o facto da Shark disponibilizar o Spartan RS com calota em fibra de carbono.

A Lusomotos, representante em Portugal dos capacetes Shark, confirma que o novo Spartan RS está disponível nos tamanhos do XS ao XXL, em diferentes decorações, e com PVPR de 358,74€.


Galeria de fotos capacete Shark Spartan RS

andardemoto.pt @ 22-11-2021 13:06:10


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos