Conjunto Shark e Ixon - A proposta desportiva - 1ª parte

As marcas Shark e Ixon são representadas em Portugal pela Lusomotos. Ao longo dos últimos meses temos usado alguns equipamentos destas duas marcas, e agora vamos dar-lhe a conhecer em maior detalhe as suas características.

andardemoto.pt @ 4-11-2019 15:30:00 - Texto: Bruno Gomes


Com uma vasta opção em termos de equipamentos especializados para motociclismo, as marcas francesas Ixon e Shark são representadas em Portugal pela Lusomotos. Depois de algum tempo a utilizar equipamentos destas duas marcas nos nossos trabalhos aqui no Andar de Moto, decidimos selecionar alguns equipamentos de forma a criar um conjunto que denominamos de "desportivo".

Aqui vai poder encontrar as informações técnicas e preços do capacete Shark Spartan Priona, e dos equipamentos Ixon começando pelo blusão Cobra, luvas RS Slick HP, calças Cross Air e ainda as interessantes botas Soldier Evo também da Ixon.

Capacete Shark Spartan Priona

Embora a linha de capacetes “racing” da Shark seja o grande destaque dentro dos modelos de capacetes integrais, a marca francesa tem também diversas opções mais acessíveis mas que mantêm à mesma o design desportivo e recheado de detalhes irreverentes. Uma dessas opções é o Shark Spartan.

Com dois tamanhos de calota disponíveis – dependendo dos tamanhos escolhidos XS ao XXL -, o Spartan tem uma construção em fibra de vidro, que garante um excelente nível de proteção contra impactos, sem penalizar no peso. No caso da unidade que estamos a usar nos nossos trabalhos, em tamanho M, o Spartan pesa 1430 gramas.


Como características de destaque o Shark Spartan tem dois spoilers traseiros superiores, detalhes que permitem reduzir a turbulência aerodinâmica a velocidades mais elevadas. Em andamento, e a velocidades mais elevadas, mesmo em motos sem grande proteção aerodinâmica, sentimos sempre uma boa estabilidade.

Também a pensar nas velocidades mais elevadas, o Spartan conta com membrana “Shark skin”, que elimina o nível de décibeis no interior do capacete, interior esse que conta com forros em microfibra AEGIS, material antibacteriano e lavável. Durantes os meses que temos usado o Spartan a temperatura ambiente tem sido elevada, pelo que destacamos a capacidade do forro conseguir absorver a humidade da transpiração e rapidamente secar, bastando para isso deixar a viseira aberta quando não o estamos a utilizar.

Com viseira interna escurecida, que efetivamente consegue proteger na totalidade os nossos olhos, e de fácil acionamento através de um botão deslizante na parte superior da calota, a viseira exterior transparente é antirriscos e removível por sistema “quick release”, e conta com sistema de autoajuste. Isto significa que a viseira ajusta-se automaticamente à forma do capacete quando totalmente fechada, o que provoca uma melhor selagem contra o vento.

Por sua vez isso também elimina os ruídos indesejados no interior do capacete. O nível de ruído em condução é bastante reduzido, e ao final de uma viagem maior isso significa que estamos menos cansados, e também a nossa audição é poupada.


O sistema de fecho é por duplo D o que significa que a fita ajusta-se facilmente e não abre e sai do sítio mesmo em caso de impactos fortes.

As entradas de ventilação encontram-se na queixeira e por cima da viseira. As aberturas são de dimensões generosas e permitem assim a entrada de maior quantidade de ar fresco para o interior do Shark Spartan, que está preparado de fábrica para a instalação do sistema de intercomunicadores Bluetooth, o Sharktooth (equipamento opcional não testado).

Toda a construção do Shark Spartan apresenta-se sólida, sem grandes falhas na conceção. Apenas a colocação da saliência para abrir e fechar a viseira exterior não nos parece a mais indicada e fácil de usar com luvas calçadas.

PVP recomendado: 386,00 €

Galeria capacete Shark Spartan Priona

andardemoto.pt @ 4-11-2019 15:30:00 - Texto: Bruno Gomes


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos