Kiko Maria continua a evoluir na European Talent Cup 2019

O circuito espanhol de Ricardo Tomo, em Valência, recebeu no passado fim de semana a segunda prova da European Talent Cup 2019. "Kiko" Maria, único piloto português a competir neste troféu, voltou a entrar na "Série de Elite" e continua a evoluir nesta que é a mais importante competição europeia de velocidade para jovens pilotos.

andardemoto.pt @ 29-4-2019 13:47:56

Tendo largado das últimas linhas da grelha de partida, “Kiko” Maria obteve um 29.º e um 26.º lugar nas duas corridas da chamada “Série de Elite”, para a qual se qualificaram apenas os 38 mais rápidos dos 63 concorrentes em prova.

Para o jovem piloto português, estas foram “duas corridas com pilotos muito rápidos, todos de alto nível, numa pista tecnicamente exigente e em que só forcei uma ultrapassagem quando tive a certeza de que a margem de risco era mínima e podia ganhar alguma coisa com isso, subindo na classificação".

Na primeira corrida, disputada de manhã e com temperaturas mais amigáveis para os pneus Dunlop de todas as Honda NSF 250R do pelotão, com cerca de 60 cavalos de potência, "Kiko" Maria fixou o seu melhor tempo em 1m44,755s, depois de no sábado se ter qualificado com 1m45,475s. Na segunda corrida, com mais calor, também rodou mais rápido do que na véspera, mas ficou-se por 1m45,272s na sua volta mais rápida à pista valenciana, com pouco mais de quatro quilómetros de perímetro.

“Saio daqui confiante e sei que estou a evoluir como nunca na minha carreira. Mais corrida menos corrida, confio que chegarei aos pontos”, afirmou "Kiko" Maria.


A segunda das sete jornadas da ETC deste ano teve no espanhol Izán Guevara o grande protagonista, ao triunfar em ambas as corridas, depois de já ter sido o mais rápido nas qualificações, com 1m43,136s na sua melhor volta. Na série dos pilotos mais lentos, que não entram na luta pelos pontos, o vencedor foi o também espanhol David Alonso, cronometrado em 1m45,440s na sua passagem mais rápida pela pista.

Os colegas de equipa de "Kiko" Maria concluiram a segunda corrida nos pontos, com Marco Tapia, de 12 anos, a chegar a um auspicioso 12.º lugar na sua estreia na competição. O outro elemento da representação da Leopard Impala Junior Team, o italiano Pasquale Alfano, cortou a meta logo atrás, na 13.ª posição, obtendo a sua segunda pontuação noutras tantas participações.

A ETC voltará no fim de semana de 8 e 9 de junho, com a realização de uma única corrida em Barcelona. Antes disso, "Kiko" Maria tem pela frente a jornada inaugural do Campeonato Nacional de PréMoto3, que arranca no primeiro fim de semana de maio no circuito do Estoril.

andardemoto.pt @ 29-4-2019 13:47:56

Galeria de fotos