MotoGP – Miguel Oliveira começa com 20º tempo em dia de Viñales em Le Mans

O primeiro dia de treinos para o Grande Prémio de França no circuito de Le Mans arrancou com o português Miguel Oliveira a melhorar significativamente entre as sessões e a terminar o dia com o 20º tempo. O espanhol Maverick Viñales levou a melhor e começa da melhor forma este fim de semana em França.

andardemoto.pt @ 17-5-2019 22:59:03

Depois de mais uma paragem, o Mundial de Velocidade está de regresso à ação, e o Grande Prémio de França no circuito de Le Mans centra as atenções de todos os fãs de MotoGP nos próximos três dias. O português Miguel Oliveira abriu este GP francês com o 20º melhor tempo, um dia dominado por Maverick Viñales e onde os 15 primeiros terminaram separados por menos de um segundo!

Quanto ao português da Red Bull KTM Tech3, Miguel Oliveira começa esta GP de França em crescendo, embora sentido as já habituais dificuldades de afinação da sua KTM RC16. O jovem luso natural de Almada melhorou bastante o seu registo entre sessões livres desta sexta feira, mais concretamente 0.828s.

Miguel Oiiveira obteve a sua melhor volta já na segunda sessão livre, durante a tarde, e após importantes alterações realizadas na sua moto, e espera agora ansiosamente pelos treinos de sábado onde sente que pode ir bastante mais rápido

“Na realidade, este não foi o melhor começo neste circuito, mas fizemos algumas alterações na moto antes da segunda sessão e que eu gostei muito. Pude sentir-me mais confortável e andar mais rápido do que durante a manhã, o que era o objetivo. Obviamente estão todos muito perto uns dos outros, e por isso é difícil de perceber se hoje foi bom ou não. De qualquer forma, pretendemos melhorar amanhã e rodar definitivamente mais rápido”, afirmou o português.
Miguel Oliveira termina o primeiro dia do Grande Prémio de França em 20º, a 1.163s do melhor de hoje, o espanhol Maverick Viñales.


O piloto da Monster Energy Yamaha levou a melhor num dia em que assistimos a muitas quedas entre os pilotos que habitualmente lutam pelos dez melhores lugares na tabela de tempos de MotoGP. Os tempos começaram a baixar consideravelmente já no final da FP2, e eventualmente Viñales colocou a sua Yamaha YZR-M1 no topo da tabela de tempos combinados ao realizar a melhor volta do dia a Le Mans em 1m31.428s.

O campeão e líder do campeonato, Marc Marquez, até foi o mais rápido durante grande parte da sessão de treinos desta tarde, mas o seu tempo era, então, mais lento do que o melhor tempo obtido durante a manhã por parte do piloto da casa, o surpreendente Fabio Quartararo (Petronas SIC Yamaha). Marquez não foi capaz de bater o compatriota Viñales, mas ainda assim o piloto da Repsol Honda termina com o segundo melhor tempo.

O “pódio” desta sexta feira fica completo com a presença do jovem “rookie” francês Quartararo. Aos comandos da Yamaha satélite, Quartararo continua a revelar uma excelente adaptação à categoria rainha MotoGP, e inclusivamente conseguiu bater Jorge Lorenzo aos comandos da segunda Repsol Honda. A diferença entre ambos ficou-se nos 3 milésimos de segundo!


O espanhol, aliás, esteve bastante ativo neste primeiro dia em França. Ao contrário de outras corridas esta temporada, Lorenzo parece ter encontrado a melhor forma de pilotar a Honda RC213V dentro do seu estilo de pilotagem, com o antigo campeão de MotoGP a terminar bem perto do topo, algo que já há algum tempo não víamos acontecer.

Pela positiva, de destacar ainda a prestação de Pol Espargaró, o melhor KTM, como tem sido norma este ano, que terminou o dia com o sétimo melhor registo a menos de meio segundo de Maverick Viñales.

Pela negativa temos de destacar as prestações de Valentino Rossi (13º) e de Alex Rins em Ecstar Suzuki (15º). Com algumas previsões a darem como certo o aparecimento de chuva durante o dia de sábado, dois dos principais pilotos de MotoGP correm o sério risco de ter de passar pela Qualificação 1, caso a chuva decida aparecer logo pela manhã em Le Mans.

Fique atento ao seu Andar de Moto para ficar a conhecer todos os resultados do Grande Prémio de França. A não perder!

andardemoto.pt @ 17-5-2019 22:59:03