MotoGP G.-Bretanha – Miguel Oliveira arranca de 15º. Marquez obtém 8ª “pole” do ano

Miguel Oliveira não foi feliz na qualificação de MotoGP para o Grande Prémio da Grã-Bretanha. Piloto português da Red Bull KTM Tech3 não conseguiu atingir o seu melhor registo das sessões de treinos e arranca para a corrida em Silverstone da 15ª posição. A “pole position” para este GP britânico fica nas mãos de Marc Marquez, com Valentino Rossi e Jack Miller a fecharem a primeira fila da grelha de partida.

andardemoto.pt @ 24-8-2019 15:34:41

Depois de falhar a entrada direta na desejada Qualificação 2, Miguel Oliveira enfrentou a Qualificação 1 como um dos pilotos com mais possibilidades de passar essa última barreira podendo depois discutir uma posição entre os doze primeiros da grelha de partida para o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Infelizmente, o piloto português da Red Bull KTM Tech3 não foi capaz de atingir a mesma performance das sessões de treinos livres, em particular da terceira sessão, onde conseguiu o seu melhor tempo em Silverstone com a volta em 1m59.626s.

Nesta Qualificação 1, Miguel Oliveira fez ainda um último esforço para chegar às duas primeiras posições na tabela de tempos, mas o seu esforço final acabou por não ser suficiente.


O português vai então arrancar de 15º para a corrida de MotoGP, e a sua melhor volta em qualificação foi 1m59.758s.

Apesar da infelicidade de não ter conseguido replicar o bom andamento das sessões de treinos em qualificação, a consistência em corrida demonstrada pelo português ao longo da temporada será uma mais-valia na tentativa de Miguel Oliveira voltar a somar pontos neste ano de estreia em MotoGP.

Quanto à luta pela “pole position” para o GP britânico, e depois do francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) ter dominado os treinos até à Qualificação 2, foi o campeão em título que puxou dos galões, usou a estratégia perfeita, e arrancou mais uma “pole”, a oitava da temporada 2019.


Marc Marquez (Repsol Honda) seguiu Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha), e os dois levaram atrás de si Jack Miller (Pramac Ducati).

Quartararo sentia que tinha o melhor tempo assegurado, mas já na última tentativa, Rossi, Marquez e Miller conseguiram bater os tempos parciais do jovem “rookie” francês. O veterano italiano da Yamaha, sem ninguém à sua frente a servir de referência, ia marcando a vermelho todos os setores de Silverstone. Marquez aproveitou a “boleia” de Rossi e com essa excelente referência à sua frente o espanhol da Honda ia fazendo melhor.

Na passagem da linha de meta Rossi foi o primeiro a bater Quartararo, mas Marquez imediatamente conseguiu relegar o italiano para segundo, com Jack Miller e a Ducati satélite a também conseguirem um lugar na primeira fila da grelha de partida de MotoGP. Com tudo isto Quartararo desceu para quarto.

Com esta “pole position” Marc Marquez atinge uma percentagem de 50% de sucesso ao nível das “poles” obtidas em MotoGP. O cinco vezes campeão da categoria rainha participou em 120 qualificações e obteve 60 “pole positions”!

andardemoto.pt @ 24-8-2019 15:34:41