MotoGP – Equipa Aprilia Gresini revela novas cores em Losail

O departamento de competição da Aprilia decidiu recomeçar quase por completo o seu projeto de MotoGP. Uma nova RS-GP nasceu para atacar a temporada 2020 de MotoGP, e para além das novas cores a moto italiana conta com um novo motor. Fique a conhecer a equipa e a moto da Aprilia Gresini.

andardemoto.pt @ 22-2-2020 12:43:09

Abandonar o projecto do Mundial Superbike e apostar todas as “fichas” no Mundial de Velocidade e na categoria de MotoGP. Este foi o projeto iniciado há alguns anos pelo grupo Piaggio que deu indicações à Aprilia para reconquistar a glória no Mundial de Velocidade.

O projeto da equipa italiana teve como parceiro a equipa liderada por Fausto Gresini, e apesar de muito investimento e milhões de euros gastos, os resultados nunca estiveram à altura dos pergaminhos da Aprilia Racing e dos seus 54 títulos mundiais.

Porém, 2020 marca uma temporada de renovação quase completa para a Aprilia Gresini.

A equipa aproveitou os momentos antes do início dos últimos testes de pré-temporada de MotoGP, no Qatar, e no circuito de Losail a Aprilia Gresini revelou as novas cores da totalmente nova RS-GP, o protótipo italiano que será pilotado por Aleix Espargaró, enquanto o segundo piloto está ainda por confirmar, pois Andrea Iannone continua a lutar pela sua inocência no caso de doping.

Na apresentação da equipa marcaram presença Aleix Espargaró, Bradley Smith – piloto de testes -, e, surpreendentemente Andrea Iannone que ainda não está autorizado a regressar às pistas pois encontra-se suspenso preventivamente até decisão final.

A presença do “The Manniac” Iannone em Losail, e no rescaldo de novas provas apresentadas ao tribunal para provar a sua inocência, nomeadamente uma amostra de cabelo que terá dado negativo em relação a doping, poderá significar que o italiano terá em breve “luz verde” para regressar aos comandos da sua MotoGP, e para já a Aprilia Gresini mantém-se irredutivelmente atrás de Iannone, afirmando que não desistem dele.

Quanto à equipa que foi agora apresentada em Losail, o grande destaque vai na totalidade para a nova moto. A versão 2020 da Aprilia RS-GP apresenta um motor V4 totalmente novo. A Aprilia Racing abandonou a arquitetura de V a 75º e passou a adotar um ângulo entre bancadas de cilindros de 90º.


Esta alteração permitirá à RS-GP oferecer mais potência e ao mesmo tempo uma dinâmica diferente. Isso obrigou a redesenhar o quadro dupla trave em alumínio, enquanto a caixa de velocidades “seamless” é também uma novidade criada pela Aprilia Racing para este ano.

Um aspeto que também foi modificado para esta temporada foi a eletrónica da RS-GP. A equipa técnica sob a supervisão de Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, foi reforçada com engenheiros de eletrónica, e assim espera-se que a moto italiana corresponda de forma mais eficaz e consistente às exigências de MotoGP e dos seus pilotos Aleix Espargaró e Andrea Iannone.

A equipa Aprilia Gresini, para além da presença de Rivola, vai contar ainda com Romano Albesiano enquanto diretor técnico e Fausto Gresini como diretor de equipa. Aleix Espargaró terá como chefe de equipa o técnico Antonio Jimenez, enquanto do lado da garagem de Iannone encontraremos Pietro Caprara como a pessoa que decide o que fazer na RS-GP do italiano.

Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing

“Este foi o inverno mais longo para a Aprilia Racing em muitos anos. Os rapazes e raparigas do departamento de competição realizaram um esforço fantástico. Estar em Sepang com dois protótipos já foi uma pequena vitória. No primeiro teste, a RS-GP deu bons sinais, por isso precisamos de continuar assim para construir a nossa temporada. Provavelmente teremos uma primeira parte da temporada complicada, mas estou certo que a partir do meio do ano veremos bons resultados do esforço de Noale. Esperemos que em breve tenhamos o Andrea Iannone a competir connosco, em conjunto com o Aleix e o Bradley”.


Romano Albesiano, diretor técnico Aprilia Racing

“Para a Aprilia Racing, a RS-GP de 2020 representa um desafio técnico único. A nova moto foi criada pegankdo nos pontos Cardinais do projeto de competição e trabalhando-os à luz da experiência acumulada ao longo das recentes temporadas. É um protótipo inovador em diversos aspetos. Como em todas as vezes que redesenhamos algo, vai necessitar de um período para refinamento. Tivemos uma carga de trabalho extremamente pesada ao longo dos últimos meses, mas estou satisfeito com o trabalho”.

Fausto Gresini, diretor de equipa da Aprilia Gresini

“Ouvir que os pilotos gostaram da moto de imediato nos testes da Malásia foram as primeiras boas notícias da temporada 2020. Os esforços da Aprilia Racing foram incríveis, e são a demonstração do desejo e dedicação por este campeonato. O início não será fácil. A moto é muito recente e obviamente necessita de melhoramentos. Mas acredito que a força de uma equipa será vista precisamente nestes momentos, quando precisamos de nos juntar e focar nos mesmos objetivos. Depois dos bons resultados no primeiro teste, teremos de esperar para ver o que acontece noutros circuitos, a começar no Qatar. Temos de manter o foco no objetivo: levar este projeto o mais alto possível!”.

Os resultados dos primeiros testes de pré-temporada que se realizaram em Sepang são encorajadores para a Aprilia Gresini. Mas será que veremos a equipa confirmar as melhorias da RS-GP ao longo de uma exigente temporada de MotoGP que conta com 20 corridas?

Galeria de fotos da apresentação da Aprilia Gresini

andardemoto.pt @ 22-2-2020 12:43:09

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto