SBK, 2023, Teste de Jerez - Razgatlioğlu o mais rápido
Petrucci brilha, Bautista cai
Houve
drama e muita ação no primeiro dia do Teste oficial de Jerez, a abrir as
hostilidades em 2023, com alguns rookies a surpreender.
andardemoto.pt @ 26-1-2023 09:51:32 - Paulo Araújo
OS SUSPEITOS HABITUAIS
O primeiro dia durante os testes para o Mundial Motul de Superbike no Circuito de Jerez – Angel Nieto foi dramático.
O campeão de 2021 Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata) liderou os tempos à frente do atual campeão Álvaro Bautista (Ducati Aruba) por dois décimos de segundo, mas Bautista caiu à tarde, enquanto o estreante Danilo Petrucci (acima, Barni Spark Racing Team) brilhou na sua estreia nas SBK.
Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata) liderou durante o Dia 1, marcando 1:38,597s e completando 60 voltas.
O campeão de 2021, rodando com o seu tradicional número # 54, concentrou-se na traseira da máquina Yamaha YZF R1 para melhorar a aderência e a aceleração, mas também tinha um novo braço oscilante na máquina de 2023. Andrea Locatelli, na terceira temporada com a equipa, teve o mesmo foco do seu companheiro de equipa. Locatelli foi 12º da classificação com o melhor tempo de 1:40,227s, ao cabo de 79 voltas.
O atual campeão Álvaro Bautista (Ducati Aruba) sofreu uma queda na Curva 1 na sessão da tarde enquanto pilotava a moto de 2023 com o número #1. Ele conseguiu regressar às boxes após a queda e completou 88 voltas, sendo um dos primeiros pilotos a entrar em pista, com um registo de 1:38,851s.
REA BRILHA À TARDE
O companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi, (21 mais abaixo) focado em obter uma boa sensação com a moto, ficou quase quatro décimos atrás de seu companheiro de equipa, mas apenas uma posição atrás após 72 voltas; ambos os pilotos tinham as motos de 2022 e 2023 disponíveis.
O hexacampeão Jonathan Rea (acima, Kawasaki Racing) iniciou o teste à tarde, optando por não sair para a pista no frio da manhã, mas logo mostrou o seu ritmo. Ele ficou com o quarto lugar geral, completando 42 voltas, com o melhor tempo de 1:39,302s.
O companheiro de equipa Lowes, que tinha alguns componentes de desempenho, chassi e suspensão, incluindo um amortecedor traseiro modificado para tentar, ficou três décimos e uma posição atrás de Rea após 37 voltas.
A Kawasaki também introduziu um novo sistema na ZX-10RR para evitar neutros falsos, algo que ocorreu em algumas ocasiões ao longo de 2022.
HONDA EM DESTAQUE
A dupla da Honda HRC, Xavi Vierge e Iker Lecuona, (acima) teve uma nova carenagem para testar no Dia 1 em Jerez, quando embarcam em sua segunda temporada com a equipa de fábrica.
A dupla ficou em sétimo e oitavo, respetivamente, testando novos componentes, incluindo novas pinças de travão Nissin nas CBR1000RR-R, e fez tempos de 1:39,879s com Vierge (97 mais abaixo) e Lecuona apenas 0,004s atrás.
Na box da BMW, Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) e o companheiro de equipa Michael van der Mark ajustaram-se aos novos travões depois de o fabricante alemão ter mudado da Brembo para Nissin.
O plano de Van der Mark era completar o máximo de voltas possível no primeiro dia desde a Ronda Australiana, com 65 voltas, enquanto Redding completou 67. Redding foi o mais rápido dos dois pilotos ao fazer 1:39,998s, enquanto van der Mark foi sete décimos mais lento.
ROOKIES EM EVIDÊNCIA
Três estreantes participaram no teste de Jerez enquanto se adaptavam a novos ambientes, equipas e motos. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) foi sexto no final do dia com 1:39,790s, pouco mais de um segundo mais lento que Razgatlioğlu.
Dominique Aegerter (acima, Yamaha GRT) foi o nono mais rápido no primeiro dia em piso seco com a Yamaha R1, rodando em 1:39,934s, enquanto trabalhava na articulação, braço oscilante e componentes eletrónicos, com o companheiro de equipa Remy Gardner logo atrás em 14º lugar e seis décimos atrás de Aegerter. Baldassarri (Yamaha GMT94) foi 19º ao testar a Yamaha R1 pela primeira vez e completou 67 voltas.
NOVOS AMBIENTES
O piloto alemão Philipp Oettl (Team GoEleven) foi 13º no primeiro dia de testes ao usar a Panigale V4 R de 2022, possivelmente usando a moto de 2023 hoje, enquanto busca o seu primeiro pódio em SBK em 2023. Oettl fez um melhor tempo de 1:40,234s depois de completar 67 voltas na quarta-feira em Jerez.
Com a BMW M 1000 RR 2023 à sua disposição, Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action) terminou o dia na 11ª posição com um tempo de 1:40,065s e completando 54 voltas.
Gerloff ficou à frente do companheiro de equipa Loris Baz e do piloto da equipa de fábrica van der Mark na classificação, com Baz conquistando o 17º lugar após completar 60 voltas.
O regresso de Tom Sykes (Kawasaki Puccetti Racing) acabou na 16ª posição ao final do dia, embora não tenha testado nada de novo face ao teste de dezembro. Sykes também teve um pequeno problema mecânico a cerca de 90 minutos para o final da sessão, mas conseguiu entrar em pista com a mesma moto, cerca de 10 minutos depois.
Oliver Konig (Orelac Racing VerdNatura) foi 18º no campo das SBK ao iniciar a segunda campanha com a equipa independente da Kawasaki.
LUTAS EM SUPERSPORT
Nas SSP, foi a Ducati quem terminou em primeiro no Dia 1, com Nicolo Bulega (Aruba SSP Racing Team) liderando os tempos numa batalha a três.
Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing), que tem quatro motos para testar em Jerez, incluindo a moto de 2022 e a especificação de 2023, foi segundo, enquanto Federico Caricasulo (Althea Racing) foi terceiro.
O estreante Andrea Mantovani (Yamaha Evan Bros.) ficou em quarto lugar, à frente de Adrian Huertas (Kawasaki MTM) e do estreante SSP John McPhee (Vince64 da Puccetti Racing).
Yuta Okaya (Prodina Kawasaki) e Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) também estiveram no teste, embora nenhum deles tenha registado tempos de volta durante o teste.
andardemoto.pt @ 26-1-2023 09:51:32 - Paulo Araújo
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