Antevisão SBK Misano 2023 - Duelo clássico em Misano
Heróis de casa em destaque
As
Superbike estão a caminho de Misano em Itália este fim-de-semana, onde a paixão
transborda das bancadas, e por boas razões.
andardemoto.pt @ 30-5-2023 10:19:00 - Paulo Araújo
Costuma ser uma das rondas mais apaixonantes em atmosfera de todo o calendário do Mundial de Superbike, com o Circuito Mundial de Misano "Marco Simoncelli" a preparar-se para receber a ronda Pirelli da Emilia-Romagna.
Os Ducatisti vão estar em força, o líder do Campeonato Alvaro Bautista (Ducati Aruba) espera deslumbrar perante o público da Ducati, enquanto os seus rivais e um forte contingente italiano vão tentar derrubar o n.º 1 do seu lugar.
É também uma ronda especial para o Patrocinador do Evento, a Pirelli, que celebra 20 épocas como fornecedor Oficial Único de Pneus das SBK nesta mesma ronda.
Durante o recente teste em Misano, Bautista e Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon) estiveram numa classe aparte.
No ano passado, em Misano, Bautista conseguiu vencer as duas corridas, enquanto Razgatlioğlu foi implacável na Superpole para conquistar a primeira vitória da temporada de 2022.
Toprak também venceu na Corrida 2 de 2021, negando a Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) um triplete em casa. Conseguirá o turco tirar partido do facto de Misano não exigir grandes velocidades máximas e conquistar o n.º 1?
Ele chega a esta ronda com o seu futuro definido, deixando a Yamaha no final do ano e procurando um novo desafio com a BMW para 2024.
Logo atrás, Michael Ruben Rinaldi e Axel Bassani (Motocorsa Racing) defrontaram-se não uma, mas duas vezes em Barcelona, com a segunda ocasião a deixar Rinaldi na gravilha pouco satisfeito com o seu compatriota e piloto da Ducati.
Rinaldi é um duplo vencedor em Misano em 2021, mas nessa mesma época, foi a ronda de descoberta de Bassani, que alcançou o primeiro top seis da carreira apenas na sua oitava corrida nas Superbike.
Bassani estará ansioso por brilhar com um pódio e mostrar que é o piloto que merece o lugar de Rinaldi para o próximo ano.
Entre os dois na classificação, Dominique Aegerter (GYTR Yamaha GRT), que foi operado ao braço antes da ronda de Emilia-Romagna, esteve entre os oito primeiros em todas as últimas seis corridas.
A batalha pelo terceiro lugar no Campeonato até agora está a ir para o lado de Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon), que está 33 pontos à frente de Jonathan Rea (Kawasaki Racing) e chega a Misano com um novo contrato de dois anos com a Yamaha.
No entanto, Locatelli ainda não conquistou um pódio em Misano e, normalmente, a sua forma cai nesta pista, com três sextos lugares em 2022 e três nonos lugares em 2021. Rea falhou o Teste de Misano, mas completou um teste privado em Jerez em condições mais quentes e, portanto, mais benéficas para a Kawasaki ZX-10RR, e chega a Misano com oito vitórias e pódios em todos os anos da Kawasaki.
Apesar das dificuldades no início de 2023, pode ser uma boa oportunidade para alcançar Locatelli no Campeonato. Rea venceu a sua primeira corrida em Misano em 2009 para a Honda, por isso tem boas recordações da pista.
Atualmente em oitavo lugar, Xavi Vierge (Team HRC) tem tido um início de 2023 consistente e gostou do novo braço oscilante no recente Teste de Misano, enquanto o seu colega de equipa Iker Lecuona ficou a desejar mais.
No meio de ambos na classificação está Alex Lowes (Kawasaki Racing), e com um quinto e um quarto nas duas últimas corridas, poderá estar na batalha pelo pódio.
No ano passado, para a Honda, esta foi uma das rondas mais fortes de Vierge, com uma excelente quarta posição na Superpole mas uma rápida queda na Corrida 2 deixou-o com uma lesão na mão.
Lecuona ficou no top 5 no ano passado, por isso será que um pódio está ao seu alcance? Misano é um circuito que oferece grande aderência, algo que Vierge vai adorar.
Talvez, sendo esta a sua primeira ronda nas SBK em solo nacional, Danilo Petrucci (Barni Spark Racing) possa brilhar na pista onde esteve no pódio de MotoGP em 2017.
Depois de um primeiro fim-de-semana sem marcar pontos em Barcelona, Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) vai estar mais ansioso do que nunca para aparecer na BMW.
Como segundo, e apesar de Ivo Lopes ter pontuado na sua estreia na BMW, que é mais do que Tom Sykes tem feito todo o ano, é ele o piloto que substituiu V D Mark na equipa aqui, a marca mais uma vez ofuscada pelo palmarés passado em vez da capacidade atual.
12º na classificação do Campeonato, Remy Gardner (GYTR Yamaha GRT) vai tentar regressar ao top 10 da classificação do Campeonato, enquanto Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action) está logo atrás, a apenas sete pontos do australiano.Gerloff chega a Misano depois de ter terminado três vezes nos 10 primeiros em Barcelona e está ansioso por continuar a sua forma e consolidar o seu estatuto de melhor piloto BMW na classificação.
Philipp Oettl (Team GoEleven) tem como objectivo o primeiro Top 10 desde Phillip Island, enquanto Loris Baz (BMW Bonovo Action) procura o primeiro Top 10 de 2023. Tito Rabat (à direita) foi chamado para o substituir na Kawasaki Puccetti Racing durante o resto da campanha de 2023.
Lorenzo Baldassarri (GMT94 Yamaha) foi muito rápido no Teste de Misano e ficou entre os cinco primeiros e espera obter bons resultados, enquanto Hafizh Syahrin (Honda MIE) e o colega de equipa Eric Granado terão de passar por um exame médico antes de regressarem à ação depois de terem sido declarados inaptos em Barcelona. Bradley Ray (Yamaha Motoxracing) também está ansioso por brilhar depois do 12º resultado anterior.
Oliver Konig (Orelac Racing), Isaac Vinales (TPR by Viñales Racing) e Gabriele Ruiu (Bmax Racing) procuram todos os seus primeiros pontos na época de 2023.
andardemoto.pt @ 30-5-2023 10:19:00 - Paulo Araújo
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