TL2 SBK Misano 2023 - Bautista o mais rápido na sexta-feira
Petrucci segundo no TL2
O actual Campeão do Mundo Bautista impôs um ritmo implacável
para se colocar na frente do pelotão, mas foi um estreante nas SBK que roubou
as atenções no TL2
andardemoto.pt @ 2-6-2023 17:16:35 - Paulo Araújo
O Mundial de Superbike está de volta com a quinta ronda na Emilia-Romagna em Misano, e uma sexta-feira frenética chegou ao fim com muitas razões para os Ducatisti se alegrarem.
Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) esteve em brasa durante todo o dia e, apesar de ser só 3º de manhã, foi o único piloto a mergulhar na casa dos 1:33s durante a sessão da tarde.
Perto da sua sede de Bolonha, a Ducati estava numa missão e Álvaro Bautista estava ansioso por demonstrar as suas capacidades em Misano.
Com três vitórias para a Ducati na pista e um ritmo de corrida consistente após uma impressionante série de 12 voltas no início da sessão, Bautista continua a ser o favorito para o fim-de-semana que se avizinha, mas a grande ameaça por bem vir do outro lado da garagem.
O seu companheiro de equipa, Michael Ruben Rinaldi, tem estado em forma esta sexta-feira, com o segundo lugar no TL1 depois de liderar a maior parte da sessão, e foi segundo durante a maior parte do TL2 atrás do companheiro de equipa Bautista, sendo empurrado para 4º mesmo no final.
De azul Yamaha - pelo menos até ao final do ano - Toprak Razgatlioğlu (mais acima, Yamaha Pata Prometeon) saiu a lutar e liderou a sessão da manhã, mas ficou um pouco à deriva quando as temperaturas subiram durante a tarde e fora dos três primeiros durante a maior parte do tempo, mas mesmo assim terminou o dia em segundo.
O seu colega de equipa, Andrea Locatelli, terminou o primeiro dia em décimo, dois lugares atrás de Dominique Aegerter (GYTR Yamaha GRT), apesar de o estreante ter sofrido uma queda na Curva 1 e ter perdido valioso tempo de pista.
Ele, Razgatlioğlu e Locatelli foram os únicos entre os dez primeiros a não melhorarem os seus tempos face ao TL1.
Com o terceiro lugar no final do dia e segundo no TL2, Danilo Petrucci (acima, Barni Spark Racing) está a planear ser uma estrela em casa.
A sua primeira participação em Misano nas SBK provou-se positiva, sendo quase um segundo mais rápido do que o seu tempo da manhã.
Ele não foi o único independente da Ducati entre os dez primeiros, já que Axel Bassani (Motocorsa Racing) ficou em 7º.
Em verde, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) também esteve em boa forma e foi a melhor Kawasaki em ambas as sessões de sexta-feira.
O #22 ficou em terceiro e demonstrou um ritmo forte desde o início, mesmo a meio segundo do melhor tempo de Bautista.
Terminou em quarto na geral, mas o hexacampeão do Mundo Rea ficou com o nono tempo no final do primeiro dia.
Na BMW, o melhor piloto foi a estrela independente Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action), também a melhor BMW no Campeonato.
O texano ficou em sexto, a menos de um segundo de Bautista no topo e pouco mais de um décimo mais lento que Razgatlioğlu, da Yamaha.
Na garagem da ROKiT BMW Motorrad, Scott Redding continuou a trabalhar na afinação da sua configuração e foi 11º no final da sessão, dois lugares à frente do seu companheiro de equipa Tom Sykes. Loris Baz (Bonovo Action BMW) sofreu um problema técnico e foi 16º na geral.
Apesar de ter dado um passo em frente no Teste de Misano relativamente ao braço oscilante, Xavi Vierge (Team HRC) apenas conseguiu o 12º nos tempos combinados no final do dia.
No entanto, ficou à frente do seu companheiro de equipa Iker Lecuona, que sofreu uma queda tardia na Curva 14 e depois, por não ter entrado nas boxes de acordo com os regulamentos, recebeu uma bandeira preta, embora tenha conseguido regressar à pista para treinar a partida.
andardemoto.pt @ 2-6-2023 17:16:35 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto