SBK, 2023, Imola - O regresso a Imola
As SBK de volta a Itália
Após quatro anos de ausência, o Mundial de SBK regressa a um
circuito mítico que guarda muitas recordações especiais para a Ronda Italiana.
andardemoto.pt @ 10-7-2023 16:38:00 - Paulo Araújo
Não são muitos os circuitos que se podem gabar de acolher os maiores Campeonatos do Mundo e ser reconhecidos por nomes de curvas como o Tamburello, Piratella, Acque Minerali ou Rivazza.
Este é o Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, mais conhecido como Imola. O Mundial de Superbike de 2023 começa aqui a sua segunda metade a seguir ao recente sucesso de Alvaro Bautista (Ducati Aruba) em Donington Park, mas será que ele consegue fazer o mesmo em Imola?
Imola é um circuito onde a experiência, a precisão e o conhecimento de cada pequeno solavanco podem fazer a diferença, por isso é mais sobre os pilotos do que sobre a moto.
Em 2019, Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon) conquistou o seu primeiro pódio da época em Imola, enquanto Jonathan Rea (Kawasaki Racing) teve as suas primeiras vitórias a caminho do quinto título.
Dos sete restantes pilotos do Top 10 da classificação do Campeonato, cinco nunca estiveram em Imola nas SBK.
Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon) diz estar entusiasmado com a estreia, mas será a sua primeira vez aqui numa Superbike.
O mesmo se aplica a Axel Bassani (Motocorsa Racing), apesar de ter sido 13º nas SSP em 2016. Ambos estão na luta pelo terceiro lugar da geral no Campeonato - Rea separa-os, do terceiro ao quinto, com 29 pontos de vantagem.
O próximo 'rookie' de Imola nas SBK é Danilo Petrucci (acima, Barni Spark Racing), que conquistou o primeiro pódio na última e está numa ascendente de resultados em cada uma das suas últimas quatro corridas: 7º, 5º, 4º e 3º.
Na sua última visita a Imola, "Petrux" venceu nas
STK1000; será que a sua experiência, o público e a boa forma o podem ajudar a
obter mais memórias mágicas?
Dominique Aegerter (mais acima, GYTR Yamaha GRT) e Xavi Vierge (Team HRC) completam os dez primeiros, conseguirão recuperar naquele que será um circuito completamente novo para eles?
Para além dos dez primeiros do Campeonato, há outros nomes a preparar-se para a sua primeira experiência em Imola em SBK.Remy Gardner (87 mais acima, GYTR Yamaha GRT) e Iker Lecuona (7 acima, Team HRC) esperam que um novo circuito traga uma mudança na sorte, especialmente para o #7, uma vez que já são cinco corridas sem um Top 10.
Depois, Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) chega a Imola após o seu melhor resultado da época, com o quarto lugar na Corrida 2 em Donington Park.
Como se trata de um traçado da velha guarda, Redding pode destacar-se.
Há também um ponto de interrogação sobre o companheiro de equipa de Redding para a ronda, Tom Sykes está lesionado depois do acidente na Corrida 2 em Donington Park, e Michael van der Mark espera regressar, mas só se se sentir suficientemente apto.
Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action) também vai fazer a sua estreia, e normalmente é forte em novos circuitos.
Em sexto lugar na classificação geral e a precisar desesperadamente de um grande resultado após o desastre de Donington Park, Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) vai regressar a Imola, onde liderou uma corrida pela primeira vez em 2018 na sua época de estreia.
Os dois resultados de sétimo lugar que alcançou nessa época continuam a ser os seus melhores na pista em SBK, embora tenha vencido a corrida STK1000 de 2017.
Depois de sofrer uma contusão em Donington Park, Rinaldi foi submetido a uma ressonância magnética, mas ainda precisa de passar por um exame médico final na quinta-feira.
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) vai usar a sua experiência em Imola para se tentar colocar entre os seis primeiros da classificação geral, com um melhor resultado de quinto na sua mais recente corrida.
Mais abaixo na ordem, Philipp Oettl (5 acima, Team GoEleven) regressou aos dez primeiros em Donington Park e espera mais do mesmo na ronda caseira da sua equipa, que será a segunda ronda caseira da época para Lorenzo Baldassarri (Yamaha GMT94), que vai a Imola pela primeira vez na sua carreira de piloto profissional.
andardemoto.pt @ 10-7-2023 16:38:00 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto