ESBK, Navarra: Ivo Lopes vence em SBK
Alonso no pódio das SSP
O Campeonato do país vizinho continua a contar com
portugueses na frente: Desta, Lopes venceu ambas as SBK, a segunda à chuva por 7 segundos e Alonso
estreou-se no pódio das SSP.
andardemoto.pt @ 18-9-2023 09:52:32 - Paulo Araújo
Ivo Lopes esteve impressionante na quinta ronda do Campeonato de Espanha de Superbike no Circuito de Navarra este fim-de-semana, para aumentar a sua vantagem no topo da classificação.
O piloto da Amadora produziu um forte esforço na sessão de qualificação de sábado para percorrer os 3,933 quilómetros perto de Los Arcos quatro décimos de segundo mais rápido do que o seu rival mais próximo, e o mais próximo adversário no campeonato, Roman Ramos.
Lopes, líder da série, também foi forçado a enfrentar a concorrência de uma série de outros rivais, incluindo o regressado Marc Alcoba e o ex-MotoGP Tito Rabat.
Apesar da qualidade da grelha, Lopes fez uma prova bem gerida na BMW Easyrace, acabando à frente de Oscar Gutierrez do Team Honda Laglisse.
Após 17 voltas ao Circuito de Navarra, Lopes tinha mais de dois segundos de vantagem sobre Gutierrez, conquistando a sua quarta vitória em nove corridas.
Alcoba completou o pódio na primeira corrida, com Ramos a terminar em quarto para garantir bons pontos, apesar de ter perdido terreno para Ivo Lopes.
Rabat, duas vezes vencedor no MotorLand Aragón no início da época, completou os cinco primeiros.
A segunda corrida esteve longe de ser simples para qualquer um dos concorrentes, com a chuva a cair na tarde de domingo.
O resultado foi um arranque dramático, com Rabat na liderança desde o início, enquanto o infeliz Juan Jose Nuñez foi o primeiro a cair em condições complicadas.
Porém, quando o pelotão iniciou a terceira volta, Ivo Lopes já estava na liderança e começou a reforçar o controlo da corrida nas condições difíceis.
Alcoba não conseguiu acompanhar o ritmo da BMW do líder do campeonato e acabou por ficar atrás da Honda do japonês Naomichi Uramoto.
Lopes cruzou a linha de meta com mais de sete segundos de vantagem sobre o nipónico após 15 voltas em piso molhado, com Alcoba a completar as posições do pódio.
Ivo comentou: “(...) estava nervoso porque não queria que a corrida fosse à chuva, mas acabou por ser e ainda bem que assim foi porque consegui imprimir um ritmo muito forte desde o início, (...) e (ganhar) uma grande vantagem para os pilotos que vinham em minha perseguição.”
“Foi uma vitória perfeita porque conseguimos amealhar muitos pontos para o campeonato!”
Oscar Gutierrez e Daniel Saez completaram o top-five depois de vários outros pilotos terem ficado pelo caminho, incluindo o líder Rabat.
Crucial para o campeonato, Ramos caiu, o que significa que Lopes lidera agora a classificação por 74 pontos, faltando apenas 100 para as quatro corridas finais da temporada.
Nas Supesport 300, Gonzalo Sanchez (acima) viria ser o vencedor da 2ª corrida sobre Blai Trias, mas para nós o importante foi o excelente pódio de Tomás Alonso em 3º, que o piloto de Lisboa (à esquerda) comentou assim:
“Que posso eu dizer… primeiro pódio no ESBK! Mais que motivado para as próximas corridas e confiante que ainda temos muito para dar!”
andardemoto.pt @ 18-9-2023 09:52:32 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto