SBK, 2023, Aragón - Quintal da Ducati?

Bautista é favorito, Rinaldi pode brilhar

Este fim-de-semana é mais um, felizmente relativamente raro, em que um Grande Prémio, o da Índia, coincide com uma prova do mundial de SBK, neste caso em Aragón, com a agravante de haver também o fecho do CNV no Estoril.  

andardemoto.pt @ 21-9-2023 10:46:00 - Paulo Araújo

Dois dias cheios de ação em 3 circuitos, portanto, e nenhum mais que em Aragón onde entramos no último quarto do Mundial de Superbike de 2023 para a décima ronda com Alvaro Bautista (Ducati Aruba) o piloto a abater, numa pista onde tem sido dominante no passado.

Cinco vitórias para a Ducati, um pódio para a Honda em 2020 e um regresso às vitórias no início de 2022 são alguns dos destaques.

Em Magny-Cours, ficou provado que até o #1 pode estar pode estar sujeito ao azar e ao infortúnio, com um problema técnico temporário na Corrida 1 a baixá-lo para 10º enquanto uma colisão com o seu próprio colega de equipa Michael Ruben Rinaldi na Superpole viu-o lutar pela 2ª posição.

Rinaldi é forte em Aragón, tendo sido o local da sua primeira vitória em SBK. Bautista, no entanto, espera que ele seja pelo menos um piloto a ocupar os lugares entre ele e o rival pelo título Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon), especialmente depois do forte teste que fizeram aqui em Agosto.

A forma de Razgatlioğlu em Aragón não tem sido nada de especial, com um melhor resultado de terceiro lugar alcançado quatro vezes - incluindo um hat-trick no ano passado.



Para lá disso, apenas uma pole position a registar numa pista em que a Yamaha tem tido historicamente dificuldades.

O Campeão do Mundo de 2021 reduziu a vantagem de Bautista na corrida ao título em Magny-Cours com uma diferença de 17 pontos e, embora no papel não pareça provável isso mudar este fim de semana, as corridas não são decididas no papel.

Razgatlioğlu e a Yamaha optaram por não testar em Aragón durante a pausa de meio da época o que os pode prejudicar ainda mais...

Pelo contrário, um Magny-Cours sólido para Jonathan Rea (Kawasaki Racing) com três pódios a consolidar o terceiro lugar no Campeonato e a abrir uma brecha para o colega de equipa de 2024 na Yamaha Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon) atrás dele.

Aragón é terreno fértil para Rea, com nove vitórias, e o seu objetivo é tornar-se o primeiro piloto a chegar aos dois dígitos aqui.

O colega de equipa Alex Lowes também é um candidato, se estiver em forma depois de uma lesão no joelho esquerdo em Magny-Cours, pois o #22 obteve dois segundos lugares e um terceiro em Aragón em 2021.


Logo atrás, é uma luta totalmente italiana pelo quarto lugar da geral, com a consistência de Andrea Locatelli a permitir-lhe abrir uma brecha para Axel Bassani (Motocorsa Racing), que está apontado como possível sucessor de Rea na Kawasaki oficial.

No entanto, a aproximar-se atrás deles está Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) e com um novo contrato no bolso para 2024 para ficar com a equipa, o foco estará na pista.

Ele está 76 pontos atrás de Locatelli e, embora isso possa ser  demasiado longe, "Petrux" terá como objetivo reduzir a diferença de 39 pontos para Bassani à sua frente.

Enquanto Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) pode ser a melhor BMW na classificação do Campeonato, Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action) roubou o espetáculo em França com a primeira pole position da carreira e dois cinco primeiros nas corridas completas.

Apesar de ter sido eliminado por Redding na Corrida da Superpole, o americano passou a estar a apenas 16 pontos dele na classificação, enquanto Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad) regressa a Aragón pela primeira vez desde o seu duplo Top 5 em 2021.


Mantendo-se entre os dez primeiros na geral do Campeonato, Xavi Vierge (Team HRC) continua a liderar a Honda nas SBK, mas ainda não chegou perto do seu sucesso no pódio no início da época em Mandalika.

O espanhol, que tem a segunda ronda em casa da época, é décimo na geral na sequência de um duplo Top 10 no domingo em 9º em Magny-Cours, o seu primeiro resultado consecutivo entre os dez primeiros desde Misano.

Quanto a Iker Lecuona, estreou-se em SBK em Aragón no ano passado e foi um forte 6º na Corrida 1 numa pista onde a moto teve um pódio, em 2020, embora muita coisa tenha mudado desde então.

Ambos estiveram no teste de agosto com resultados positivos que esperam impulsionar a bons resultados para esta ronda e para as seguintes.

O duplo Campeão de SSP Dominique Aegerter (GYTR Yamaha GRT) também pode bem estar no centro da ação e o seu companheiro de equipa Remy Gardner também vai querer brilhar. Aegerter é 9º com 123 pontos, Gardner 12º com 107.

Philipp Oettl (Team GoEleven) voltou a estar entre os dez primeiros em Magny-Cours e vai querer melhorar o 13º lugar que conseguiu em Aragón em 2022.

Bradley Ray (Yamaha Motoxracing) esteve no pódio da Red Bull Rookies Cup em Aragón em 2014 e, apesar de um curto teste na pista em março deste ano, ainda não correu aqui com uma Superbike.

A completar a ordem estão nomes como Lorenzo Baldassarri (Yamaha GMT94), que se estreou a vencer nas SSP em Aragón no ano passado.

Hafizh Syahrin (PETRONAS MIE Honda) quer voltar a marcar pontos depois do 14º lugar na Corrida 2 em Magny-Cours e tem como companheiro de equipa Eric Granado, de regresso da Taça do Mundo de MotoE.

Isaac Viñales (TPR Pedercini), Oliver Konig (Orelac Racing MOVISIO) e Tito Rabat (Kawasaki Puccetti) formam o trio de Kawasaki que completam a grelha.


andardemoto.pt @ 21-9-2023 10:46:00 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto