SSP 2023, Aragón - Bulega a milhas
Manzi 11º após erro
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing) está com uma mão no título
do Campeonato de Supersport depois da vitória na Corrida 1 em MotorLand Aragón,
ajudado por Stefano Manzi (Yamaha Ten Kate) ter terminado fora dos dez
primeiros.
andardemoto.pt @ 23-9-2023 20:29:35 - Paulo Araújo
O #11 esteve intocável no sábado, aumentou a vantagem na classificação para 80 pontos depois de uma sessão de Superpole Tissot impressionante, e está a um passinho da primeira coroa de Supersport com uma vitória por mais de três segundos, enquanto os seus rivais se debatiam atrás dele.
Bulega fez o holeshot para a corrida de 15 voltas e afastou-se imediatamente dos seus rivais, deixando Yari Montella (Barni Spark Racing) a um segundo no final da primeira volta, antes de aumentar a diferença para 1,6s na volta 2.
O rival Stefano Manzi (Yamaha Ten Kate) conseguiu ganhar terreno na primeira volta ao passar Federico Caricasulo (Althea Racing) na Curva 8, mas ficou a 1,7s de Bulega no final da primeira volta.
O piloto da Ten Kate teve de se defender de Caricasulo, o que permitiu a Montella afastar-se dos dois colegas italianos atrás de si.
Caricasulo encontrava-se sob pressão de Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) que trazia Adrian Huertas (Kawasaki MTM), Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) Glenn van Straalen (EAB Racing) e Navarro (Yamaha Ten Kate) com ele.
McPhee, agora em Ducati, e Booth Amos, fizeram o habitual e caíram em incidentes separados.
Manzi procurava aproximar-se de Montella para o segundo lugar e chegou a estar à frente, mas o jovem da Ducati respondeu de imediato.
Na mesma volta, Huertas retirou-se da corrida com uma avaria.
Uma volta mais tarde, Manzi ultrapassou o seu compatriota na Curva 13, apanhando-o de surpresa, e o alemão Schroetter passou Montella na mesma volta e depois passou para 2º, enquanto Montella e Caricasulo se mantiveram na luta pelo pódio.
O #62 fez uma manobra na Curva 15 para regressar a 2º, mas Schroetter respondeu na curva seguinte, antes de começar a abrir uma brecha para conquistar o segundo lugar, com Manzi a garantir terceiro.
Na última volta, Manzi passou-se quando tentava passar Schroetter para o segundo lugar, e após andar pela gravilha, caiu para 11º, com o alemão e Montella a completarem o pódio.
Bulega cruzou a linha de meta com 3,5 segundos de vantagem sobre Schroetter, obtendo a sua 12ª vitória da época e, com Manzi a descer na classificação, pode ser coroado Campeão no domingo se sair do circuito espanhol com 100 pontos de vantagem sobre Manzi; a diferença é agora de 80.
Caricasulo terminou a corrida em quarto lugar e De Rosa ficou em quinto, enquanto Bahattin Sofuoglu (MV Agusta Reparto Corse), que se juntou à batalha na fase final da corrida, foi sexto a menos de um segundo de De Rosa.
Os três pilotos que terminaram entre 4º e 6º estiveram todos na luta pelo pódio em alguns momentos antes de garantirem as suas posições finais.
O holandês van Straalen foi sétimo, enquanto se defendia de Jorge Navarro (Yamaha Ten Kate) e Niki Tuuli (PTR Triumph).
andardemoto.pt @ 23-9-2023 20:29:35 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto