SSP 2023, Portimão - Bulega vence e é Campeão

Primeiro título SSP da Ducati

A vitória de Bulega, perante a oposição de Manzi e Navarro, garantiu-lhe o título do Campeonato de Pilotos e também deu à Ducati o seu primeiro título de Fabricantes das SSP.

andardemoto.pt @ 30-9-2023 17:45:45 - Paulo Araújo

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing) assegurou o título do Campeonato do Mundo de Supersport com uma vitória na Corrida 1 no Autódromo Internacional do Algarve. 
A sua vitória deu à Ducati o seu primeiro título de Campeão de Fabricantes, com a marca italiana a celebrar um triplo sucesso, depois de ter garantido o título de Fabricantes de SBK na Corrida 1.

O #11 terminou diretamente à frente do rival Stefano Manzi (Yamaha Ten Kate) que, apesar de manter a pressão, não conseguiu atrasar o momento de coroação de Bulega. Bulega contornou o exterior da Curva 1 para manter o primeiro lugar na fase inicial.

Apesar da grande vantagem que tinha no início do fim de semana, Bulega não conseguiu abrir uma vantagem sobre o seu adversário, com Manzi a manter-se a poucos décimos do líder do Campeonato.

No início da quarta volta, Yari Montella (Barni Spark) ultrapassou Manzi para segundo na Curva 1, mas avariou pouco depois.


Enquanto Bulega e Montella lutavam pela vitória, o colega de equipa de Manzi, Jorge Navarro, aproximava-se do seu companheiro de equipa em busca do seu primeiro pódio do ano.
Bulega já tinha uma vantagem de 1,4 segundos sobre Manzi no início da Volta 7 e a desistência de Montella promoveu Navarro para terceiro. Manzi recuperou alguns décimos na Volta 8 para reduzir a diferença, ao rodar cerca de meio décimo mais rápido a metade da corrida. 
O #62 estava a afastar-se do seu companheiro de equipa perseguidor, enquanto Manzi reduziu a diferença para menos de um segundo na Volta 11, antes de perder meio segundo na primeira metade da volta. 
No final da corrida de 18 voltas, Bulega tinha 1,371s de vantagem sobre Manzi, enquanto Navarro ficou em terceiro, o seu melhor fim de semana nas SSP.


Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) manteve-se em quarto depois de uma luta a três. O alemão passou Valentin Debise (Yamaha GMT94) na Curva 1, na 13ª volta, para chegar a quarto e manteve-se na posição apesar dos esforços do francês.
Federico Caricasulo (Althea Racing Team) ficou em sexto depois de perder terreno na fase final, acabando por terminar com menos 1,160s do que Debise.

O colega de equipa de Schroetter, Bahattin Sofuoglu, lutou para abrir caminho através do pelotão para terminar em sétimo, à frente de Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura). O veterano das SSP recebeu uma penalização de longa volta depois de uma colisão com Tom Booth-Amos (Motozoo ME) quando o britânico estava em sétimo. 
O britânico caiu da sua moto mas conseguiu voltar a entrar e terminar em 15º para levar para casa um ponto e garantir o título do Desafio SSP. 
Niki Tuuli (PTR Triumph) foi nono e Lorenzo Dalla Porta (Evan Bros. Yamaha) completou a lista dos dez primeiros.

andardemoto.pt @ 30-9-2023 17:45:45 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto