SBK, 2023, Portimão - Bautista em recorde de vitórias Ducati
Duelo com Razgatlioğlu
O Campeão em título conseguiu 56 vitórias com Ducati na Corrida 2 para
superar a contagem de Carl Fogarty, mas ainda não garantiu o seu segundo título
de pilotos.
andardemoto.pt @ 1-10-2023 16:59:06 - Paulo Araújo
Alvaro Bautista (Ducati Aruba) conquistou outro marco da Ducati no Campeonato Mundial de Superbike ao conquistar a sua 56ª vitória com a marca italiana depois de outra batalha épica com Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon), decidida com um sprint à meta no Autódromo Internacional do Algarve, após a dupla trocar de posição 35 vezes.
O #54 assumiu a liderança na travagem da Curva 1 mas Bautista estava de volta no início da Volta 2, 3 e 4.
A estrela da Yamaha resistia na travagem, mas na volta 6, Bautista conseguiu manter a liderança na curva.
O Turco procurou responder por dentro nas curvas 10 e 11, com o número 1 por fora.
Bautista assumiu a liderança na volta 9 na curva 1 até a curva 13, quando a estrela da Yamaha passou antes que o atual campeão o ultrapassasse na corrida para a curva 1.
Mais uma vez, a dupla trocou de posição e no início da volta 12, Bautista conseguiu manter a liderança nas três primeiras curvas depois de ultrapassar o seu rival na Curva 1 .
Na Curva 5, o turco ultrapassou o espanhol e conseguiu uma vantagem de cerca de meio segundo, o que lhe permitiu manter a liderança na volta 16, mas na volta 17 o #1 passou novamente para a liderança mas Razgatlioğlu ultrapassou na Curva 5.
Na penúltima volta, o espanhol permitiu que o seu rival passasse, antes de um confronto na volta final em que Bautista conseguiu levar a melhor sobre a Yamaha com a dupla separada por 0,126s.
Por trás da disputa épica pela vitória, Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) lutou desde a segunda linha para conquistar um pódio.
Em forma impressionante, Garrett Gerloff (BMW Bonovo Action) terminou em quarto mais uma vez, três segundos à frente de Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon) em quinto.
Danilo Petrucci (Barni Spark) terminou a ronda portuguesa em sexto depois de largar fora dos dez primeiros.
Iker Lecuona (Team HRC) continuou a melhorar a forma da Honda com o sétimo lugar, menos de um segundo atrás de 'Petrux' enquanto também se defendeu de Dominique Aegerter (GYTR Yamaha GRT).
Philipp Oettl (Team GoEleven) foi nono com Jonathan Rea (Kawasaki Racing) completando os dez primeiros.
Rea largou em décimo após a queda na Superpole, mas envolveu-se numa colisão na curva 3 com Scott Redding e Xavi Vierge e recebeu uma penalidade de volta longa por pilotagem irresponsável.
Apesar de ter conseguido outra grande largada, Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad) acabou um segundo atrás de Rea com Axel Bassani (Motocorsa Racing) em 12º.
O Brasileiro Eric Granado não participou, depois de se ter lesionado num pulso no War Up.
andardemoto.pt @ 1-10-2023 16:59:06 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto