SBK, 2023, Jerez - Bautista renova com vitória na corrida 1
Razgatlioğlu tentou tudo
O piloto espanhol precisava de apenas dois pontos para se
sagrar bicampeão de SBK e conseguiu-o na Corrida 1 com uma vitória suada sobre
Toprak Razgatlioğlu e o resto do pelotão.
andardemoto.pt @ 28-10-2023 15:51:15 - Paulo Araújo
A campanha recorde de Álvaro Bautista (Ducati Aruba) culminou com a conquista do seu segundo título do Mundial de Superbike no Circuito de Jerez - Angel Nieto depois de ter vencido a Corrida 1.
O atual Campeão precisava apenas de dois pontos para se tornar Campeão consecutivo e juntar o seu nome a um clube exclusivo ao afastar Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata Prometeon).
Bautista fez o holeshot para a corrida de 20 voltas e procurou de imediato aumentar a vantagem sobre os rivais, enquanto Toprak Razgatlioğlu arrancou de sétimo, mas passou para segundo no final da segunda volta, sabendo que tinha de vencer a corrida para ter alguma hipótese de atrasar a coroação de Bautista. Com o #1 com alguns décimos de vantagem, o #54 começou a reduzir a diferença e foi mais rápido em alguns setores, enquanto a Ducati era mais rápida noutros.
No entanto, apesar da pressão do piloto turco na primeira metade da corrida, o atual Campeão foi capaz de começar a afastar-se, com a diferença a chegar a pouco menos de um segundo no início da 11ª volta.
A vitória foi a 25ª de Bautista na temporada, e o seu 87º pódio em SBK.
O último lugar do pódio foi uma luta a três entre Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon), que arrancou da quarta linha, Jonathan Rea e Alex Lowes (ambos Kawasaki Racing) na fase inicial.
"Loka" ultrapassou Lowes na Curva 13 para chegar a 4º na Volta 12, antes de fazer a mesma manobra sobre o futuro colega de equipa Rea duas voltas mais tarde para conquistar o terceiro lugar e o 14º pódio da carreira.
Rea terminou em quarto, a pouco menos de um segundo do piloto da Pata Yamaha.
Com Lowes a descer na ordem, Danilo Petrucci (Barni Spark) e Philipp Oettl (Team GoEleven) lutaram pelo quinto posto, com o #9 a ficar em 5º por apenas 0,887s.
Petrucci conseguiu aproximar-se de Axel Bassani (Motocorsa Racing) na luta dos Pilotos Independentes quando o #47 caiu depois de um choque com Michael Ruben Rinaldi na Curva 9 na 14ª volta.
O #21 recebeu uma Penalização de Longa Volta devido ao incidente e terminou em oitavo, seis segundos atrás de Lowes, que acabou em sétimo.
Iker Lecuona (Team HRC) foi nono depois de não ter conseguido tirar partido da penalização de Rinaldi, e a três segundos ficou o colega de equipa Xavi Vierge, enquanto Tito Rabat (Kawasaki Puccetti) foi 11º.
Com a Kawasaki Puccetti a utilizar uma ZX-10RR de fábrica este fim de semana, o espanhol ficou a dois segundos de Lorenzo Baldassarri (Yamaha GMT94) em 12º, enquanto Loris Baz (BMW Bonovo Action) foi o principal piloto da BMW em 13º. Baz lutou contra o seu colega de equipa Garrett Gerloff enquanto recuperava de uma queda na Curva 2 na Volta 10, com o americano a conseguir recuperar dois pontos. O piloto malaio Hafizh Syahrin (PETRONAS MIE Racing Honda Team) completou a lista de pontuações.
Depois de uma impressionante prestação na Tissot Superpole, Remy Gardner (GYTR Yamaha GRT) caiu na Curva 8, depois de chocar com a Panigale V4 R de Bassani, com o #47 a conseguir manter-se na moto apesar do contacto.
O australiano foi levado para o centro médico com uma abrasão profunda no cotovelo direito. Os pilotos da equipa ROKiT BMW Motorrad também se retiraram. Scott Redding levou a sua moto para as boxes depois de completar sete voltas, enquanto Michael van der Mark caiu na Curva 13 algumas voltas mais tarde.
andardemoto.pt @ 28-10-2023 15:51:15 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto