MotoGP, 2023, Malásia - Agora é Bastianini
Oliveira cai
Enea Bastianini dominou o MotoGP da
Malásia de 2023 em Sepang de bandeira a bandeira para conquistar uma surpreendente primeira vitória
com as cores da Ducati.
andardemoto.pt @ 12-11-2023 08:22:46 - Paulo Araújo
O vencedor do Sprint, Alex Márquez, manteve o segundo lugar quase do início, com o companheiro de equipa de Bastianini, Francesco Bagnaia, a manter confortavelmente à distância o rival pelo título, Jorge Martin, em terceiro.
Esta foi a primeira vitória de Bastianini, lesionado por duas vezes esta temporada e fora de ritmo, desde Sepang no ano passado, enquanto Bagnaia leva agora uma vantagem de 14 pontos sobre Martin para a penúltima ronda no Qatar no próximo fim de semana.
Depois de algumas disputas na primeira volta, os quatro primeiros, Bastianini, Márquez, Bagnaia e Martin, passaram grande parte da corrida igualmente espaçados, presumivelmente em modo de conservação de pneus e talvez receosos de sobreaquecimento se seguissem uns aos outros demasiado de perto.
Joan Mir foi o primeiro a cair logo à 5ª volta, registando o 50º acidente da equipa Honda Repsol esta época.
Miguel Oliveira, que começara por andar em 18º mas fora já ultrapassado por Nakagami, caiu logo a seguir e ficou de fora.
As primeiras tentativas de Martin para passar Bagnaia, na curva 14 na volta 3 e na curva 4 na volta 4, foram firmemente rejeitadas por Bagnaia à saída das curvas e o quarteto da frente manteve a posição até à bandeira xadrez.
Marco Bezzecchi foi apanhado e passado por Fabio Quartararo, que fez uma corrida em remontada para ser o melhor dos restantes em quinto, com Franco Morbidelli, Jack Miller, Fabio di Giannantonio Luca Marini a completarem os dez primeiros e mais uma vez 7 Ducati no Top 10, falhando apenas Zarco que acabou em 12º à frente de Marc Márquez que foi a melhor das Honda à chegada, em 13º.
Aleix Espargaró, da Aprilia, sofreu a quinta e última queda de um fim de semana muito duro, juntando-se aos pilotos da RNF RS-GP Oliveira e Raul Fernández (problema técnico) na lista de desistências.
Brad Binder, da KTM, e Takaaki Nakagami, da LCR, também caíram. O atual campeão de SBK, Alvaro Bautista, voltou a não conseguir impressionar como wild-card e terminou em 17º.
O aniversariante Marco Bezzecchi está agora matematicamente fora da luta pelo título de MotoGP, que será ganho por Bagnaia, que aumentou a sua vantagem para 14 pontos, ou Martin.
andardemoto.pt @ 12-11-2023 08:22:46 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto