Monte Gordo Sand Experience 2023

Resumo da prova e galeria de imagens

Motos e Quads percorreram as areias de Monte Gordo para definir o título de 2023 da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup).

andardemoto.pt @ 21-11-2023 12:16:40

Monte Gordo acolheu pilotos e equipas para a derradeira jornada da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup). As habituais verificações técnicas e administrativas que decorreram no Centro Desportivo de Vila Real de Santo António foram o ponto de partida para as provas que viriam a decidir os títulos do campeonato.

A competição disputada sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e que contou com a organização desportiva da equipa do Automóvel Clube de Portugal sucedeu as duas etapas anteriormente disputadas em França e na Argentina. 
A competição reuniu na praia de Monte Gordo, num traçado de cinco quilómetros, mais de uma centena de participantes entre os quais se incluíam os melhores pilotos do mundo na especialidade e diversos campeões nacionais.


No sábado, com muito público a assistir ao longo da praia, a prova que tinham uma hora e meia de corrida, arrancou com a primeira manga das motos às 11.00, sendo o foco estava a luta pelo título entre Todd Kellett (Yamaha) e Yentel Martens (Honda). A vantagem acabou por ser para o belga, que ultrapassou Kellett na parte inicial da prova, para nunca mais largar o comando. Kellett seria o segundo classificado, sendo o pódio fechado por Daymond Martens (Honda).

Entre os concorrentes portugueses, que enfrentavam aqui uma novidade em termos de piso, o melhor foi Ricardo Freire (KTM), que terminou na 11ª posição, logo seguido de Gonçalo Reis (KTM), que efectuo uma boa prova apesar de ainda estar em modo recuperação, e de André Sérgio (Beta). Problemas de refrigeração levaram a que o pluricampeão do CPTT, António Maio, não terminasse a manga, assim como Paulo Alberto e Luís Outeiro, que rodaram entre os primeiros na fase inicial da corrida.

Nota ainda, entre os concorrentes, para a vitória da belga Amandine Verstappen (a terminar em 16º da geral numa Yamaha) entre as senhoras. Nos Veteranos o mais rápido foi o francês Christophe Brucker (KTM), enquanto que na classe MJ2 o mais lesto foi o belga Tias Callens (Yamaha) e nas duplas o primeiro lugar ficou em “casa” com Gilberto e Mário Jordão (KTM).


Entre os mais jovens, os pilotos da classe MJ1, o mais rápido foi o francês Matheo Gerat (KTM). Ainda entre as classes que só cumpriram 45 minutos da prova, as duas classes da categoria Vintage (para motos construídas até 1996), o mais rápido entre as MV3 foi o português David Megre, aos comandos de uma Kawasaki KX, enquanto nas MV1 o melhor foi o francês Felix Faure (Honda).

No final da corrida Yentel Martens, o vencedor, referiu que: “Foi bom, tive uma boa partida, apesar do Todd me passar. Estive atrás dele algumas voltas, mas depois passei-o, mantive a calma, aumentei o ritmo e tudo correu bem, inclusive com a paragem nas boxes, estou muito feliz de ter conseguido terminar em primeiro. O circuito é bom, com boa areia, gostei muito da parte mais técnica, pois mesmo com o passar da prova não estava a ficar esburacada. Estou contente por haver mais provas em areia na Europa, espero que esta competição continue, é uma boa zona para ficarmos.”

Quanto à primeira manga dos quads, esta teve lugar às 13.30, tendo tido como primeiro líder o francês Pablo Violet (Laeger’s), que depois perderia a liderança para aquele que seria o vencedor, o seu compatriota Keveen Rochereau (Honda), numa ponta final marcada pela dificuldade nas dobragens aos concorrentes mais lentos.

Também francês foi o vencedor entre os Veteranos, Axel Dutrie (Laeger’s), que em termos de classe ficou à frente do Nuno Gonçalves (Yamaha), que foi o mais rápido entre os concorrentes lusos. Nota ainda para a francesa Nathanaelle Abgrall (Yamaha) e o argentino Vito Ferrari (KTM), os vencedores entre as Senhoras e os Juniores, respetivamente.


No Domingo, o sol voltou a saudar quem se dirigiu à praia para assistir ao segundo dia do Monte Gordo Sand Experience, ronda final do FIM Sand Races World Cup. Com o público a voltar a marcar presença em grande número, a segunda manga das motos arrancou às 12.00, e o foco voltou a estar na luta entre Todd Kellett (Yamaha), o líder do campeonato, e Yentel Martens (Honda), vencedor da primeira manga e ainda com aspirações.

A vantagem na corrida foi para o belga, que depressa ultrapassou o francês Romain Laurent (Husqvarna), autor de uma excelente partida, para nunca mais largar o comando. Kellett seria o segundo classificado, resultado suficiente para se tornar o primeiro vencedor da FIM Sand Races World Cup. O pódio voltaria a ser fechado pelo belga Daymond Martens (Honda).
Entre os portugueses, o melhor na segunda manga foi Luís Outeiro (Yamaha), que logrou terminar em sétimo, com Paulo Alberto (Yamaha) a também terminar no top 10, ao acabar em nono. 

Em termos de fim-de-semana, e lembrando que o resultado final foi obtido através do somatório das duas mangas, o melhor classificado foi Ricardo Freire (KTM), a terminar a prova em décimo, logo seguido de Gonçalo Reis (Gas-Gas). Problemas técnicos voltaram a fazer com que António Maio não cumprisse mais que a primeira volta, sorte que veio também a calhar a André Sérgio (Beta).

Nota ainda para as vitórias finais nas categorias para Amandine Verstappen (Yamaha) a triunfar entre as senhoras, Arnaud Besnier (Honda) entre os Veteranos, Matheo Gerat (KTM) nas MJ1, Sarah Leroy (Kawasaki) entre as MJ2, Sebastien Antony (Yamaha) entre os Veteranos 1, David Megre nos Veteranos 3 e Gilberto e Mário Jordão entre as Duplas.

Nas contas finais da Taça do Mundo, para além da já mencionada vitória de Kellett à geral, de salientar ainda os triunfos de Arnaud Besnier entre os Veteranos e Mathilde Denis nas Senhoras.


A segunda manga dos quads, que teve lugar às 14.30, teve como primeiro líder o belga Olivier Vandendijck (Honda), mas no entanto, o vencedor seria mais uma vez Keveen Rochereau, a repetir o triunfo da véspera e a selar assim o triunfo no Monte Gordo Sand Experience.

O francês Pablo Violet fechou o pódio, o que não foi suficiente para suplantar o seu compatriota Michel Trannin (Honda) na luta pelo título mundial. O argentino Vito Ferrari voltou a levar o seu KTM à vitória na categoria Junior, enquanto que o francês Benoit Sebert (Yamaha) foi o mais rápido entre os Veteranos, selando assim o título mundial nesta categoria, na frente do português Paulo Fernandes (Yamaha), enquanto que Nathanaelle Abgrall (Yamaha) foi a melhor Senhora.

Foi um fim-de-semana de sucesso para uma nova experiência no desporto motorizado nacional, com reconhecimento por parte do presidente do município de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, que considerou que a prova “foi um grande êxito”, com os hotéis e os restaurantes cheios, o comércio a trabalhar e numa altura de época baixa.

Mais informações e resultados completos da FIM Sand Races World Cup em:

https://www.fim-moto.com/en/sports/view/fim-sand-races-world-cup-5428

Veja abaixo a galeria de imagens da autoria do fotógrafo Luis Duarte.

andardemoto.pt @ 21-11-2023 12:16:40


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto