SBK 2024 - Balaton dá lugar ao Estoril

Perda da Hungria é ganho de Portugal

Desde finais de março que se fala da prova do Mundial de SBK na Hungria, no novo circuito de Balaton, não se poder realizar. Agora, parece que se confirma o cancelamento da prova e a sua substituição pelo Estoril em Outubro.

andardemoto.pt @ 21-5-2024 14:39:43 - Paulo Araújo

O Circuito de Balaton Park (acima) foi inaugurado em maio de 2023 e já tem realizado corridas de automóveis. No entanto, para o regresso do Campeonato do Mundo de Superbike à Hungria, previsto para o final de agosto, ainda falta a homologação ao traçado no Lago Balaton.

Isto porque, segundo o site alemão Speedweek, em várias curvas, as áreas de segurança da pista são demasiado pequenas, com alguns muros demasiado próximos pelas normas atuais. Para obter a homologação necessária para o Campeonato do Mundo de Superbike (grau B), seriam necessárias algumas obras de conversão, alargando as zonas de segurança, o que implicaria o adiamento da prova para 2025.

Os pilotos e equipas e mesmo os adeptos interrogam-se o porque da pista não ter sido construída de acordo com as especificações em primeiro lugar, se pretendia atrair eventos de prestígio como o Mundial de SBK.


O facto é que, a Dorna não tem um contrato com o Circuito de Balaton, mas sim com o promotor HUMDA. A sigla significa “Hungarian Motorsport and Green Mobility Development Agency”, fundada pelo Ministério da Inovação e Tecnologia e é de um departamento responsável pelo desenvolvimento dos desportos motorizados e da segurança rodoviária.

O contrato entre a HUMDA e a Dorna não especifica o circuito, para lá de ser na Hungria. A HUMDA poderia assim organizar o Campeonato do Mundo de Superbike no Hungaroring (que o Campeonato já visitou entre 1988 e 1990) ou no Pannonia-Ring, mas estes dois circuitos também não têm presentemente homologação da FIM.   

A perda da Hungria, ao que todo indica, é o nosso ganho, com a prova a vir para o Estoril, pois a Dorna tem estado a trabalhar num plano B há meses para o traçado perto da nossa capital servir como local de substituição.

O plano é que as corridas no Estoril se realizem no fim-de-semana antes do final da época em Jerez, que também faria sentido em termos das deslocações das equipas, pois de Aragón no final de setembro, seguiriam para o Estoril (11-13) e Jerez (18-20) em outubro.


andardemoto.pt @ 21-5-2024 14:39:43 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto