Antevisão, TT Ilha de Man 2024 - Três grandes na luta

SSP este sábado

A Ilha de Man começa este fim-de-semana e como vencedores das últimas nove corridas de Superbike e Senior TT, os “três grandes” Peter Hickman, Michael Dunlop e Dean Harrison vão estar de novo na luta nas principais corridas de 6 voltas do Tourist Trophy 2024.

andardemoto.pt @ 27-5-2024 17:55:36 - Paulo Araújo

Duplo vencedor da corrida de Superbike e 3 vezes vencedor do Senior, Hickman chega ao TT 2024 como um dos favoritos para as duas corridas. Detentor do recorde da volta para as corridas Superbike e Sénior, e detentor do recorde, cortesia de uma volta final fenomenal na segunda corrida de Superstock de 2023, ele chega ao evento com uma pequena lesão.

O piloto da FHO Racing by Monster Energy ficou de fora da recente ronda do Campeonato Britânico de Superbike em Donington Park para descansar uma mão lesionada antes da sua chegada à Ilha de Man.

Ao efetuar as suas primeiras voltas a mais de 217 Km/h no TT do ano passado, Dunlop vai precisar de encontrar essa forma e mais para levar a luta até Hickman mais uma vez. Mas, tal como Hickman, ele chega à Ilha com uma lesão no pulso sofrida num acidente na Cookstown 100 no início da época.

Isso deixa Harrison, que chega ao TT em boa forma. Fortes exibições nas primeiras rondas do Campeonato Britânico de Superbike, mais pódios no North West 200, apesar de ter apenas uma máquina Superstock disponível, significa que o vencedor do TT Sénior de 2019 deve estar na melhor posição possível para mais glória.


Fora dos “três grandes”, Davey Todd e o companheiro de equipa de Hickman, Josh Brookes, podem ser candidatos ao pódio de Superbike. Todd tem estado em excelente forma tanto no North West 200, onde conquistou seis pódios, como no Campeonato Nacional Pirelli de Superstock, onde venceu as duas rondas iniciais. Não teve sorte nas duas últimas corridas de Superbike, por isso espera que a mudança de equipa lhe traga sorte e lhe permita ampliar o seu único pódio no TT.

Brookes, por sua vez, conseguiu três resultados entre os cinco primeiros no TT do ano passado e estabeleceu uma nova melhor volta pessoal de 213 Km/h. A maioria do paddock espera que ele se baseie nisso em 2024 e um primeiro pódio de Superbike não é impossível para o duplo Campeão Britânico de Superbike.

Claro que não será apenas sobre estes cinco, com vários outros pilotos a fazerem fila para os derrubar, muitos montados nas rápidas Honda, incluindo o companheiro de equipa de Harrison, John McGuinness. Jamie Coward, James Hillier e a dupla da Milenco by Padgetts Motorcycles, Conor Cummins e Ian Hutchinson, também alinham na CBR1000RR-R Fireblade.


Coward tem estado em forma exemplar ultimamente no circuito da Mountanha e continua a incomodar - e a bater - os pilotos apoiados pela fábrica. Hillier está quase garantido entre os seis primeiros e McGuinness está a correr tão bem como sempre, como provado pelo seu pódio no North West 200. Cummins continua a carregar as esperanças da população de Manx, e Hutchinson faz um regresso popular, embora só o tempo dirá se ele pode voltar ao seu níve anterior.

Michael Rutter vai celebrar o seu 30º aniversário de competição no TT este ano e alinha na BMW da Bathams Racing, onde terá a companhia do companheiro de equipa mas montado em Honda, Craig Neve. Outros pilotos com mais de 209 Km/h de média que procuram impressionar incluem David Johnson, Rob Hodson, Shaun Anderson e Dominic Herbertson.

Há muitos outros pilotos privados mais do que capazes de ficar entre os dez primeiros, incluindo Phil Crowe, James Hind, a dupla da Jackson Racing Honda, Julian Trummer e Paul Jordan, Brian McCormack e Sam West. O homem local e vencedor do prémio RST Star of Tomorrow, Ryan Cringle, será certamente um a ter em conta, com voltas a mais de 200 km/h no seu ano de estreia. Apenas Brookes, Todd, Hickman e Glenn Irwin fizeram voltas mais rápidas nas suas primeiras participações no TT.

As corridas RST Superbike de 6 voltas e Milwaukee Senior TT estão agendadas já para sábado, 1 de junho, e depois sábado, 8 de junho.


andardemoto.pt @ 27-5-2024 17:55:36 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto