TT Ilha de Man 2024 - Todd vence Senior

Dunlop desiste

Davey Todd conquistou a segunda vitória da semana na final da Ilha de Man, batendo por 39,084 segundos Josh Brookes numa dobradinha das BMW, com Dean Harrison (Honda Racing UK) em terceiro.

andardemoto.pt @ 8-6-2024 23:40:31 - Paulo Araújo

Mas isto só conta metade da história, já que o companheiro de equipa de Brookes, Peter Hickman, liderava no final da primeira volta, depois de rodar a 218 Km/h, a caminho de um novo recorde de volta, mas acabou por cair em Ginger Hall, enquanto Michael Dunlop (MasterMac Hawk Honda), 29 vezes vencedor, se retirou na primeira volta.

Com o início ao final da tarde, às 18h00, as condições no Circuito de Montanha foram as melhores de todo o dia e foi Hickman que liderou em Glen Helen no arranque, com apenas um décimo de vantagem sobre Todd.

Dunlop ficou a 2,3 segundos de distância em terceiro, com Harrison a apenas 1,3 segundos, enquanto Brookes e James Hillier (WTF Racing Honda) completaram os seis primeiros, este último com apenas um segundo de vantagem sobre John McGuinness (Honda Racing). Jamie Coward, da KTS Racing, entretanto, retirou-se da corrida devido a incómodo com uma lesão no braço.


Hickman voou ao longo da reta para Ballaugh e aumentou a sua vantagem para 1,5 segundos e apesar de Dunlop ainda estar em terceiro, estava agora a mais de quatro segundos do líder da corrida. McGuinness tinha assumido o sexto lugar enquanto James Hind subia na ordem para um excelente sétimo lugar na Suzuki da North Lincs Components.

Em Ramsey, Hickman acrescentou mais um segundo à sua liderança, com o tempo mais rápido de sempre no sector de Ballaugh, com Todd agora com seis segundos de vantagem sobre Dunlop. Harrison estava apenas dois décimos de segundo à frente de Brookes na luta pelo quarto lugar, mas o drama não tardou quando Dunlop se retirou logo após Bungalow.

Uma volta inicial de 217 Km/h deu a Hickman uma vantagem de 2,7 segundos sobre Todd e agora era Brookes em terceiro. Harrison, Hillier e Mike Browne ocupavam o quarto e sexto lugares, com este último a conseguir finalmente a sua primeira volta a 210 Km/h com a Aprilia da IN Competition, enquanto McGuinness, Shaun Anderson (Team Classic Suzuki), Nathan Harrison (Honda Racing UK) e Dominic Herbertson (Burrows Engineering/RK Racing BMW) completam a lista dos dez primeiros.


Hickman estabeleceu outro recorde de setor no início da segunda volta, desde a partida até Glen Helen, o que lhe permitiu aumentar a sua vantagem sobre Todd para 4,8 segundos. Este último estava a esforçar-se mas o ritmo impressionante de Hickman não o deixava reduzir a sua desvantagem.

Ao passar a ponte de Ballaugh a vantagem de Hickman passou para 8,3 segundos o piloto já não chegou a Ramsey, batendo em Ginger Hall, embora felizmente se pusesse de pé ileso. Todd liderava agora Brookes por quase vinte segundos, enquanto Dean Harrison voltava para as posições do pódio.

Uma segunda volta de 217 Km/h fez com que a liderança de Todd se mantivesse em 18,6s, mas Brookes estava a voar com uma nova melhor volta pessoal, apenas o quinto piloto a entrar na casa dos 215 Km/h. Dean Harrison estava num confortável terceiro lugar, à frente de Hillier), o rápido Browne e McGuinness. Todo este drama permitiu que Herbertson subisse para sétimo, à frente de Nathan Harrison, Rob Hodson (SMT Racing Honda) e Michael Rutter (Bathams Ales BMW).

A única paragem nas boxes deu mais uma mudança, com Todd quase sete segundos mais rápido que Brookes, embora o piloto da FHO Racing ainda tivesse quase dez segundos de vantagem sobre Harrison quando chegaram a Glen Helen pela penúltima vez. Hillier parecia seguro em quarto, enquanto Browne se tinha afastado de McGuinness, com o homem da Honda a perder tempo nas boxes, mas a forte corrida de Herbertson acabou em desistência em Crosby.

À partida para a quarta volta final, Todd tinha mais de meio minuto de vantagem a caminho de uma vitória sensacional e apesar da sua grande vantagem, continuou a aumentar o ritmo. Com uma última volta sem problemas, o jovem de 28 anos levou a mota à meta com 39 segundos de vantagem sobre Brookes, que conquistou o seu melhor resultado no TT em segundo.


andardemoto.pt @ 8-6-2024 23:40:31 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto