MotoGP: Enea Bastianini Faz História em Silverstone - Jorge Martin Assume Liderança do Campeonato
O italiano Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) tornou-se o 10.º vencedor diferente consecutivo em Silverstone, ao vencer o Grande Prémio Monster Energy da Grã-Bretanha.
andardemoto.pt @ 5-8-2024 10:26:18
Num domingo especial, o piloto #23 brilhou e completou um fim de semana histórico ao conquistar a vitória nas duas corridas. Com este resultado, Bastianini subiu para o terceiro lugar na luta pelo título, estando agora a apenas 49 pontos do topo da classificação.
Entretanto, a liderança do campeonato pertence novamente a Jorge Martin (Prima Pramac Racing). O piloto #89 liderou a maior parte do Grande Prémio no domingo, mas não conseguiu resistir ao avanço de Bastianini. Martin terminou em segundo lugar, o que lhe permitiu assumir a liderança do campeonato.
O campeão em título, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), garantiu o último lugar do pódio. Apesar de ter sofrido uma queda no sábado, Bagnaia recuperou no domingo, somando 16 pontos que o colocam três pontos atrás de Martin.
O Grande Prémio começou com um excelente arranque de Bagnaia, que assumiu a liderança na corrida para a primeira curva, seguido de Bastianini e Martin. Apesar do bom início do #1, Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que partiu da pole position, caiu para a quarta posição após algumas disputas, com Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP) a ultrapassar brevemente o piloto da Aprilia antes de ser relegado novamente para o quinto lugar.
Infelizmente, o Grande Prémio terminou cedo para Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), que teve um problema no início da corrida. Ainda na primeira volta, Miguel Oliveira e Raúl Fernández, da Trackhouse Racing, também abandonaram após um acidente.
Bagnaia liderou inicialmente, mas Martin rapidamente ultrapassou Bastianini, que caiu para a quarta posição, com Espargaró a encontrar uma oportunidade para passar. Marc Márquez também estava próximo, enquanto os cinco primeiros se afastavam do pelotão.
Mais atrás, Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) e Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) batalhavam pela sétima posição. Di Giannantonio ultrapassou Acosta e começou a disputar a sexta posição com Álex Márquez (Gresini Racing MotoGP), com os dois a trocarem de posição várias vezes.
Na frente, a tensão aumentava à medida que Martin se aproximava de Bagnaia, procurando uma oportunidade para assumir a liderança. Martin conseguiu ultrapassar Bagnaia na entrada da terceira curva na 12.ª volta. Atrás da dupla líder, Bastianini encontrou uma brecha e entrou nas posições provisórias do pódio.
Martin cometeu um erro na curva 13, permitindo que Bagnaia e Bastianini se aproximassem novamente. Bastianini aproveitou e ultrapassou o seu companheiro de equipa para a segunda posição, começando a diminuir a diferença para Martin.
Com seis voltas para o fim e uma diferença de sete décimos para Martin, Bastianini foi, lentamente, mas de forma constante, aproximando-se. Na penúltima volta, Martin alargou a trajetória duas vezes na terceira curva, permitindo que Bastianini o ultrapassasse e assumisse a liderança no início da última volta.
Numa volta final impressionante, Bastianini ampliou a vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, criando um momento histórico. Martin ficou em segundo, seguido de Bagnaia, que completou o pódio.
Marc Márquez terminou em quarto lugar, após uma tentativa tardia de alcançar Bagnaia. Di Giannantonio fez uma corrida impressionante, subindo de décimo na grelha para quinto lugar. O polesitter Espargaró terminou em sexto, seguido por Álex Márquez, que ficou a apenas 0,227s atrás. Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) terminou em oitavo, seguido pelo estreante Pedro Acosta em nono. Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) completou o top 10, recuperando após duas penalizações de Long Lap.
Depois de um fim de semana incrível, o campeonato retorna em duas semanas para o Motorrad Grand Prix von Österreich. Com apenas três pontos de diferença no topo e um novo nome no terceiro lugar, a emoção está garantida em Spielberg!
andardemoto.pt @ 5-8-2024 10:26:18
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto