Superbike 2025 – Assen Problemas para o líder

Nicolo Bulega conheceu os primeiros contratempos da presente época, com duas desistênciasao domingo, mas mantém a liderança no campeonato, após um fim de semana em que o pilotomais pontuado foi… Andrea Locatelli.

andardemoto.pt @ 16-4-2025 12:54:00 - Vitor Sousa

Previa-se que Ducati e BMW pudessem ter problemas e, eventualmente, ceder algum dodesempenho que evidenciaram nas duas primeiras ronda do ano. A marca italiana venceu trêsas corridas na Austrália, a BMW fez o mesmo em Portugal.

O regulamento prevê que, ao cabo das duas primeiras provas (e a cada duas ao longo da temporada) a regra do fluxo de combustível possa ser corrigida para equilíbrio de forças entre os construtores presentes.

Assim, ambas receberam uma penalização de 0,5 kg/h no débito de combustível (os outros mantiveram os 47 kg/h iniciais) para a terceira jornada de 2025, no histórico circuito de Assen(a comemorar 100 anos de corridas no local).


Na qualificação, Axel Bassani e Toprak Razgatioglu impediram uma volta rápida de Bulega, oque lhes valeu uma penalização de três lugares na grelha da primeira corrida. O italiano, líder do campeonato desde a primeira hora do mesmo, teve de se contentar com a segunda posição da grelha, atrás de um surpreendente Sam Lowes que conseguiu a sua primeira ‘pole’ em SBK.

Na corrida 1, num dia de primavera nos Países Baixos, os termómetros subiram acima dos 20ºe Bulega fez mais uma atuação imaculada, liderando desde o semáforo até à bandeira de xadrez, assinando ainda a volta mais rápida, com novo recorde para a categoria neste traçado.

Andrea Locatelli, ainda sem a companhia de Jonathan Rea na Yamaha, segurou o segundo lugar confirmando a melhoria de desempenho da R1, tirando o melhor partido das superconcessões. Danilo Petrucci, melhor independente, fechou o pódio e Toprak – confirmando as dificuldades de evolução da BMW (fora de Portimão), não conseguiu fazer melhor que P4. Bom resultado da Honda, que igualmente confirma a sua evolução, com Lecuona e Vierge nas posições atrás do piloto turco.


Alvaro Bautista, com alguma dose de favoritismo para esta ronda, tendo em conta as suas setevitórias em Assen, autoeliminou-se da corrida ao perder a frente da sua Panigale, ato no qualacabou por arrastar Sam Lowes, pondo termo à prova de ambos.

Dia negro para Bulega

O domingo traria uma outra história ao fim de semana neerlandês. De manhã, durante a warm-up choveu e a pista ficou lavada de borracha, e ainda molhada para a Superpole Race.Embora já não chovesse à partida, todos os pilotos saíram com pneus de chuva para o sprint de 12 voltas.

Percebeu-se logo que, nas condições alteradas de pista, Toprak estava mais à vontade e impôs um bom ritmo, fazendo uso da sua natural habilidade para pilotar no improviso. Viria a conseguir a sua primeira vitória com pista molhada… embora a secar para o fim da corrida.Bulega, no entanto, depois de ter liderado e descido à segunda posição, dava a entender que não estaria completamente à vontade. Tentaria, como em Portimão, garantir a melhor posição.


No entanto, depois de uma ligeira saída de pista na curva 12, na qual cedeu o segundo lugar a um inspirado Lowes (primeiro pódio em SBK), o italiano viu a sua moto desenvolver um problema técnico (não especificado) que o obrigou à desistência. Bautista fechou o pódio e Locatelli fez P4.

Com as três primeiras linhas da grelha de partida para a corrida 2 organizadas pela classificação da Superpole Race, Bulega iria partir apenas da quarta, na 10ª posição. O seu início de prova foi fulgurante, ganhando posições, instalando-se na frente e fugindo aos adversários. Uma corrida “à Bulega”.

Porém, e de novo, a Panigale V4R deixou o piloto em maus lençóis, voltando a claudicar para desespero do seu piloto. Bulega não perde a liderança do campeonato, mas esta dupla avaria (aparentemente a mesma…) no mesmo dia, não pode deixar de acender luzes de alarme na formação oficial.

Do caos emergiu Andrea Locatelli, de novo, que por certo não teria batido Bulega, mas acabou por demonstrar a sua qualidade, impondo-se a toda a concorrência a caminho da sua primeira vitória no Mundial de SBK, à 154ª tentativa, apenas o terceiro triunfo da Yamaha em Assen que não ganhava desde 2009 com Ben Spies. Se na véspera o pódio teve três italianos a compô-lo, no domingo Bautista ocupou o segundo degrau, retificando o disparate da véspera,e Remy Gardner confirmou o momento da Yamaha, com o seu primeiro pódio do ano, segundo da carreira, depois do alcançado no ano passado em… Assen. A primeira vez este ano, que,nem Bulega (quatro vitórias, sete pódios) nem Toprak Razgatioglu estiveram presentes no pódio. O turco fez toda a corrida a ‘andar para trás’ e terminou apenas na oitava posição.

No Mundial, apesar de tudo, Bulega perdeu apenas oito pontos para Toprak… A luta continua em Cremona, no primeiro fim de semana de Maio.

Todos os resultados do SBK em www.worldsbk.com

andardemoto.pt @ 16-4-2025 12:54:00 - Vitor Sousa


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