Mundial de SBK 2025 - Most Bulega ‘quebra’ Toprak

À quinta ronda do campeonato, o duelo de gigantes que o tem animado, conheceu um inesperado capítulo. Pela primeira vez, em luta direta, Bulega ‘quebrou o momento’ de Toprak Razgatioglu, ao vencer a Corrida 2 num sprint empolgante até à linha de meta.

andardemoto.pt @ 20-5-2025 19:22:00 - Texto: Vitor Sousa

Nicolo Bulega

Nicolo Bulega

O fim de semana de Most, na República Checa, começou mal para o líder do campeonato. Nicolo Bulega, que vinha de um ‘hat-trick’ em Cremona na jornada anterior, e que protagonizou aparatoso ‘highside’ na primeira sessão de treinos livres. Aliás, a manhã de sexta feira ofereceu um festival de saídas por cima da moto como há muito não se via.

Para além do piloto oficial da Ducati - que magoou tornozelo direito e joelho esquerdo - Jonathan Rae, Andrea Locatelli, Remy Gardner e Andrea Iannone caíram provocando quatro interrupções por bandeira vermelha dessa atribulada sessão. Iannone foi o que saíu mais prejudicado, com dois dedos do pé direito fraturados e foi dado com inapto para o fim de semana.

Na Superpole, depois de já ter sido o mais veloz nos FP, Toprak Razgatioglu e a BMW começaram a confirmar o favoritismo - o turco já tinha oito vitórias no circuito checo - obtendo a pole-position para a Corrida 1 (e Superpole Race). Nicolo Bulega, condicionado fisicamente, e Danilo Petrucci fecharam a primeira fila da grelha.


Toprak Razgatlioglu

Toprak Razgatlioglu

Num fim de semana em que voltaram a sofrer penalizações no débito de combustível (0,5 kg/h, num total de 1 kg/h acumulado), a Ducati de Bulega e a BMW de Toprak não parecem ter impedido a continuidade da superioridade manifestada por ambos desde o início da época.

A balança, desta vez, pendia para o lado do Campeão do Mundo em título, dada a facilidade com que, tanto com a Yamaha como com a BMW, o piloto turco conseguiu ser rápido (e vitorioso) nesta sinuosa pista de 21 curvas.

A corrida acabou a confirmar essa tendência. Bulega partiu melhor e liderou durante quatro voltas, tempo que Toprak aproveitou para estudar o seu adversário, sem nunca o deixar fugir. Tendo escolhido o momento e o local, o piloto da BMW desferiu o golpe e assumiu o comando.

Mas, saindo sempre bem da última curva do percurso e tirando proveito da melhor velocidade de ponta da moto italiana, Bulega recuperou o primeiro lugar… para voltar a perdê-lo pouco depois.

A luta entre o ‘gato e o rato’ terminou quando Bulega, ‘queimou’ a travagem no final da reta da meta, saindo em frente. Tendo perdido o contato com o seu rival, Bulega passou a limitar-se a gerir a corrida, garantindo o segundo lugar. Petrucci, que rodou praticamente sozinho durante toda a prova, acabou em P3 e Alex Lowes levou a Bimota à quarta posição.


Andrea Locatelli

Andrea Locatelli

Os quatro primeiros terminavam pela mesma ordem por que tinham saído da grelha de partida. O herói da corrida seria Alvaro Bautista. Tendo saído apenas da 10ª posição na grelha de partida, viu-se envolvido na confusão que deitou ao chão Andrea Locatelli e Michael Van Der Mark logo entre as curvas 1 e 2, e cruzou a meta no final da primeira volta apenas na 16ª posição… acabou em quarto!

A Superpole Race, numa manhã de domingo mais fresca e com a pista a ter sido visitada pela chuva durante o período das Warm Up, viu repetir-se o recital Toprak, apesar de Bulega ter repetido o ‘holeshot’.

Seguiram-se Petrucci, Sam Lowes e Bautista. Jonathan Rae repetia o P10 da Corrida 1. Assim, o caminho parecia estar desanuviado para o segundo ‘hat-trick’ de Toprak na temporada (depois de Portimão) igualando , assim, na proeza, o seu rival italiano (Phillip Island e Cremona).

Ao vencer a Superpole Race, Razgatioglu tornava-se o terceiro piloto da história das SBK a vencer 10 corridas no mesmo circuito e apanhava Alvaro Bautista na segunda posição da lista dos maiores vencedores da categoria, com 63 triunfos (Rae tem 119).


Bulega e Toprack

Bulega e Toprack


A melhor do ano

A Corrida 2 de Most, na tarde de domingo, ofereceria um dos melhores espetáculos do ano, neste duelo intenso entre os melhores da Ducati e da BMW. O favoritismo era de Toprak, com mão e meia no ‘hat trick’... Ao apagar do semáforo Bulega voltou a partir melhor, Toprak repetiu a dose da véspera, mas desta vez Bulega não errou e manteve-se sempre a menos de um segundo do adversário.

Por essa razão, ou devido a uma problema de alimentação no ‘quatro cilindros’ alemão, Bulega entrou nas duas últimas curvas, na última volta, colado à traseira da BMW e, quando esta teve uma ligeira escorregadela no momento da aceleração, o italiano ‘espremeu’ o V4 e venceu o sprint para a bandeira de xadrez, batendo o alemão por… 27 milésimos de segundo!

Se até aqui os domínios de um e outro tinham sido pouco ou nada contestados (Toprak sempre segundo em Cremona como Bulega fora sempre segundo em Portimão), desta vez o italiano quebrou a supremacia do rival num fim de semana que era ‘seu’.


Danilo Petrucci

Danilo Petrucci

Petrucci voltou a fechar o pódio, de novo à frente de Lowes, e agora de Remy Gardner. Bautista ficou de fora, atirado ao chão logo após a partida, na curva 1 (escapara na véspera…), por Jonathan Rae. O norte-irlandês foi penalizado com uma ‘long lap, e acabou P13.

No cômputo do fim de semana, Toprak somou mais pontos que o rival, mas Bulega segurou o comando, perdendo apenas 4 pontos.

A diferença é agora de 31. Todos os outros estão num campeonato à parte, com Petrucci a roubar a terceira posição a Bautista, já a 106 pontos do líder.

A próxima prova marca a chegada ao meio do calendário. Será em Misano, a 15 de junho.
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andardemoto.pt @ 20-5-2025 19:22:00 - Texto: Vitor Sousa


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