História da Triumph - 1ª parte: As origens


Triumph 1902

Triumph 1902

A Triumph Cycle Company foi fundada em 1887 por Siegfried Bettmann e por Mauritz J. Schulte. Ambos alemães, partilhavam grande interesse pela florescente indústria das bicicletas.

Em 1902, acompanhando  o desenvolvimento tecnológico, decidiram começar a produzir motociclos, ampliando assim a sua gama reconhecida por uma elevada qualidade. Inicialmente adquiriam motores a outro fabricante, um pequeno monocilindrico de 2,2 cv construído pelo fabricante belga Minerva e que garantia uma elevada qualidade, sendo um dos melhores da sua época,  para equiparem o seu modelo No. 1.

Em 1905, a fábrica produzia já 500 motociclos por ano, estando as áreas de projecto, fabrico e construção concentradas nas instalações de Coventry.

Em 1907 estava pronto o seu primeiro motor, também ele monocilíndrico, com 450cc e que debitava 3,5 cv.  Com a produção anual a atingir as mil unidades, a fábrica teve de ser ampliada, pelo que se mudou para a Priory Street.

Triumph Model H - 1917

Triumph Model H - 1917

Bettman era muito ligado à política, e terá sido o primeiro estrangeiro a conseguir ser "Mayor" de uma cidade inglesa, exactamente em Coventry, em 1913. Talvez por isso, em 1917, tenha vendido a sua participação na Triumph a Captain Holbrook. Entretanto a Triumph fornecia, ao esforço de guerra, cerca de 30.000 unidades do Modelo H, apelidado de Trusty pela sua fiabilidade.

Nos 18 anos que se seguiram, a Triumph gozou de um sólido crescimento, e em 1923 a empresa alargou a sua produção a veículos automóveis. Em 1925 a fábrica de motociclos, em Coventry, ocupava uma área superior a 46.000 metros quadrados, e empregava 3000 pessoas; a produção rondava as 25 / 30.000 unidades por ano.

A indústria de motociclos manteve-se relativamente estável até ao início da década de 30, e em 1935 decidiu-se separar as divisões de motociclos e automóveis (o negócio das bicicletas já tinha sido vendido em 1932). Posteriormente, o ramo dedicado aos motociclos veio a ser vendido e a Triumph passou a designar-se Triumph Engineering Co.

A mudança da produção para Meriden foi causadora de alguma agitação social

A mudança da produção para Meriden foi causadora de alguma agitação social

Em 1937, a Triumph apresentou a Speed Twin 5T (clique para ver mais), uma moto que pelo seu carisma se veio a tornar reconhecida em todo o mundo, tendo sido produzida entre 1938-1940 e 1947-1959. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Governo requisitou praticamente todas as máquinas fabricadas e, apesar da fábrica de Coventry ter sido destruída nos bombardeamentos de 1941, a produção manteve-se durante a guerra, primeiro em instalações temporárias em Warwick, e posteriormente numa nova fábrica em Meriden.

A produção destinada ao mercado civil foi retomada em 1946 e, com as linhas de produção novamente a laborar, a Triumph propôs-se restabelecer uma rede de concessionários na América.

Em 1951, o grupo BSA adquiriu a Triumph, mantendo no entanto a marca, e também uma certa autonomia relativamente à estratégia do grupo. As duas décadas que se seguiram são hoje designadas como a idade de ouro do motociclismo Britânico.

O motociclismo estava no auge da sua popularidade na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, e algumas das maiores estrelas do cinema contracenaram com as suas Triumphs e ajudaram a solidificar a sua reputação como a maior marca de motociclos daquela era.

Marlon Brando marcou uma época, em 1953, montado numa Thunderbird 6T

Marlon Brando marcou uma época, em 1953, montado numa Thunderbird 6T

Durante este período, a Inglaterra dominou a cena motociclística mundial com diversos modelos famosos, sendo a Triumph Bonneville a mais conhecida. Esta acabou por se tornar no ícone e mantém ainda hoje o seu estatuto de motociclo de culto.

O actor americano Marlon Brando marcou uma época, em 1953, montado numa Thunderbird 6T no filme O Selvagem. Marlon Brando influenciou gerações de jovens com seu personagem Johnny Strabler, um “bad boy” líder de uma gang de motociclistas, sempre vestido com um blusão de cabedal, um boné e montado na sua Triumph de 1950.

Em 1954, o piloto Johnny Allen bateu o recorde de velocidade em moto, atingindo a marca de 343 km/h na pista de Bonneville, em Salt Flats com o protótipo de uma T110 de 650 cc. 

Em 1954, o piloto Johnny Allen bateu o recorde de velocidade em moto, atingindo a marca de 343 km/h na pista de Bonneville, em Salt Flats com o protótipo de uma T110 de 650 cc.

Em 1954, o piloto Johnny Allen bateu o recorde de velocidade em moto, atingindo a marca de 343 km/h na pista de Bonneville, em Salt Flats com o protótipo de uma T110 de 650 cc.

Em 1959, com a adição de um carburador duplo à T110, a Triumph acabou por criar a sua moto mais famosa de todos os tempos: a T120, que foi chamada de Bonneville, em homenagem ao feito de Allen. Foi um enorme sucesso para a marca, especialmente nos Estados Unidos.

Após todas essas mudanças e conquistas, em 1962, a empresa finalizou o desenvolvimento de um motor de três cilindros em linha, uma das suas marcas registadas.

Em 1963, outra participação marcante da Triumph no cinema. No filme "The Great Escape", Steeve McQueen protagonizou, aos comandos de uma clássica Triumph TR6 Trophy, a famosa cena em que tenta saltar sobre uma cerca de arame farpado, na fronteira entre a Alemanha e a Suíça, durante a Segunda Guerra Mundial. McQueen era um grande fã de motos e da marca britânica. Motociclista ousado, ele dispensava o uso de duplos nas cenas de acção em que actuava em cima de motos.

Steeve McQueen no filme "The Great Escape" de 1963

Steeve McQueen no filme "The Great Escape" de 1963

Em 1969, a Triumph atingiu o pico máximo de produção, com cerca de 46.800 unidades por ano. No entanto, no início dos anos 70, os atrasos no fornecimento de componentes, juntamente com problemas de maquinaria, provocaram atrasos na produção e, em 1972, numa operação apoiada pelo estado, o Grupo BSA fundiu-se com a Norton Villiers, dando origem à Norton-Villiers-Triumph (NVT).

Em 1973, a NVT anunciou o encerramento da fábrica de Meriden, originando uma ocupação pacífica pelos trabalhadores. A produção acabou por paralisar e, no ano seguinte, praticamente não se fabricaram motociclos. Em 1975, após prolongadas negociações, foi fundada a Cooperativa de Trabalhadores de Meriden, e com um financiamento do estado, a fábrica retomou a produção dos modelos de 750cc, Bonneville e Tiger. A cooperativa acabou por adquirir os direitos da marca Triumph à NVT e a produção foi aumentando gradualmente até às 350 unidades por semana. Apesar dos apoios do estado, a cooperativa acabou por falir em 1983.

Mas foi nesse mesmo ano que surgiu um interessado em comprar o nome e a propriedade intelectual da marca: o milionário John Bloor, que após concluir o negócio fundou uma nova empresa privada: Triumph Motorcycles Ltd. Um plano forte de investimentos de longo prazo e um programa de desenvolvimento de novos modelos foram as armas do novo empresário.

Tom Cruise e a Triumph Speed Triple de 2000

Tom Cruise e a Triumph Speed Triple de 2000

Em 1988 começou a construção da nova fábrica na cidade de Hinckley, no centro da Inglaterra, e foi nesse local que a empresa desenvolveu e montou vários tipos de motos com motores de última geração, de três e de quatro cilindros.

Em setembro de 1990, a Triumph apresentou ao mundo seis novos modelos de motociclo de uma só vez! A marca conquistava assim, novamente, o respeito e confiança do público internacional com novos produtos, modernos e de elevada qualidade.

Em 1994 era lançada a Speed Triple. No mesmo ano, a empresa abriu sua filial nos Estados Unidos, iniciando as exportações logo no ano seguinte.

Em 2000, uma outra Triumph subiu ao estrelato, desta feita pela mão do actor Tom Cruise, que consegue operar milagres aos comandos de uma Speed Triple.

Triumph Daytona 675 de 2006

Triumph Daytona 675 de 2006

E quando tudo parecia correr sem problemas, uma nova catástrofe atingiu em cheio os planos de John Bloor. Em 2002, ano do centenário da marca, a fábrica de Hinckley ficou quase totalmente destruída devido a um incêndio. Foram precisos seis meses para que, com a ajuda dos funcionários, fosse possível comemorar os 100 anos da marca com a fábrica na sua máxima capacidade produção. 

No mesmo ano nascia a desportiva Daytona 600. Dois anos mais tarde acontece outro momento histórico: o lançamento da Rocket III. Equipada com um motor tricilíndrico de 2.294 cc, a Rocket III é (ainda hoje) a moto de produção em série com o maior motor do mundo.

Em 2006 a Daytona 600 foi substituída por um modelo totalmente novo, a Daytona 675, com um motor de três cilindros, é consensualmente considerada uma das melhores motos desportivas criadas até hoje.

A marca britânica tinha então reconquistado seu prestígio e, em 2008, bateu um novo recorde de vendas. Foram vendidas 52.000 motos Triumph um pouco por todo o mundo. 

Triumph Tiger Explorer 1200

Triumph Tiger Explorer 1200

Em 2010, a empresa lançou sete novos modelos: as Tiger 800 e 800XC, a nova Speed Triple, a Daytona R, a América, a Speedmaster e a Thunderbird Storm. Foi a maior quantidade de lançamentos num mesmo ano em toda a longa história da marca.

Em 2011, as novidades continuaram com a chegada da nova Tiger Explorer 1200, da Speed Triple R, da Bonneville Limited Edition, em homenagem aos seus 110 anos, e também a Bonneville Diamond Jubilee, em tributo aos 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II…

(continua...)