BMW Motorrad Concept 9cento

Um conceito de design inovador apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2018

andardemoto.pt @ 26-5-2018 14:25:31

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Como vem sendo habitual, a BMW Motorrad apresentou hoje, no decorrer do Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2018, um novo protótipo. Trata-se da 9cento, que à semelhança das motos que nos últimos anos a marca bávara tem vindo a apresentar neste concurso de elegância, que se realiza anualmente em Itália nas margens do belíssimo Lago Como, pode bem ser um presságio de uma nova moto que a BMW está para apresentar ao Mundo.

Tal como aconteceu em 2015 com a BMW Concept 101, que veio a transformar-se na BMW K1600B que tivemos oportunidade de lhe apresentar recentemente (clique aqui para ver o teste), ou como pode vir a acontecer com a Concept Link, a scooter eléctrica apresentada há precisamente um ano, por ocasião deste Concurso de Elegância de  Villa d’Este (clique para ver), que pode vir a transformar-se num complemento da gama de scooters eléctricas da BMW Motorrad, ou tão somente vir a substituir a actual C Evolution.


Mas esta Concept 9cento pode não estar assim tão longe da realidade!

A BMW Motorrad assegura que a 9cento é a interpretação daquilo que uma moto “Adventure Sport” pode vir a ser: Uma moto que combina emoção e performance, com um espírito aventureiro. Agilidade e uma condução divertida estão na génese da 9cento,  cujos genes “Sport Touring” a deixam pronta para enfrentar auto-estradas, estradas de montanha, ruelas de aldeias remotas ou simples idas ao café.

As suas proporções formam uma silhueta compacta e muito apelativa, sobretudo devido às linhas limpas que inspiram leveza e agilidade. As proporções do volume, com a frente mais carregada e a traseira elevada conferem-lhe movimento, mesmo quando parada.


A suspensão foi desenhada com as grandes viagens em mente. O longo curso dos amortecedores promete um conforto elevado, ao mesmo tempo que reforça a sensação de leveza. O ecrã e a carenagem garantem uma protecção aerodinâmica elevada, enquanto que o guiador elevado e os poisa-pés bastante baixos contribuem para uma boa ergonomia, e promovem uma posição de condução elevada, apropriada para percorrer longas distâncias.

O quadro é reforçado com CFRP (Carbon Fibre Reinforced Plastics), uma mistura altamente resistente de plástico, altamente resistente, que integra fibras de carbono, facto que contribui para a redução do peso e que ajuda a moldar as linhas do design tridimensional da traseira, integrando-a com o maior volume da frente.


Um dos detalhes mais curiosos da BMW Motorrad Concept 9cento, e um delicioso exercício de design, é o inovador sistema de carga, composto por duas malas laterais, se integram na traseira da moto, sem qualquer ligação mecânica, já que são apenas penduradas e mantidas no seu lugar com recurso a potentes ímanes.

Quando colocadas, as malas também aumentam substancialmente a área do assento do passageiro, tornando possível, de forma extremamente fácil, ter duas versões da mesma moto: sem as malas, uma desportiva extremamente ágil; com as malas, uma viajante confortável para condutor e passageiro.

A iluminação, integralmente em LED, contribui para marcar as linhas leves do conjunto, com recurso a DRL (luzes de condução diurna) em forma de “U” e que remetem para a imagem de marca, sendo facilmente identificadas com a BMW.


O farolim traseiro, e os pisca-piscas, estão integrados na carenagem, por debaixo do assento, e o seu desenho, dois “C” virados um para o outro, é inspirado no formato das “grelhas” dos automóveis da marca, e conjugam perfeitamente na esguia silhueta traseira.

Assim, a BMW Motorrad Concept 9cento pretende alargar os horizontes do conceito “Sport Touring”, com um design apaixonante, mas que não descora a funcionalidade, nem a agilidade e o prazer de condução.

Obviamente que ainda é cedo para se saber se a 9cento vai chegar ao mercado. Mas a nova plataforma recentemente desenvolvida pela BMW para a família F, tanto a F850GS como a F750GS que já tivemos oportunidade de testar (clique aqui para ver), parece ser mesmo a calhar para servir de base a uma moto polivalente, com apetência para as grandes distâncias, moto essa que actualmente não existe na gama do fabricante alemão, e que terá um enorme potencial nos mercados asiáticos, aqueles que agora movem os esforços comerciais das marcas europeias (sobre este tema pode ler mais se clicar aqui).

Veja a BMW Motorrad Concept 9cento em pormenor:

Veja o vídeo:

andardemoto.pt @ 26-5-2018 14:25:31


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp