Jarvish X-AR um capacete carregado de tecnologia de ponta

A tecnologia dá passos largos e a protecção e a segurança de um motociclista não são desprezadas nessa evolução. O Jarvish X-AR é o capacete tecnológico mais recentemente apresentado ao mercado.

andardemoto.pt @ 17-9-2018 16:14:38

O nome pode soar-lhe familiar, não fosse Jarvis o nome da tecnologia do fato do Homem de Ferro e, quem sabe, não será isso que inspirou os peritos que desenvolveram este capacete futurista.
Com uma calota exterior em fibra de carbono com especificação aero-espacial, e uma calota interior em EPS fabricada à medida de cada utilizador, este produto originário de Taiwan tem ainda aberturas de ventilação e possui homologação de segurança DOT e ECE22.05.

À partida poderíamos pensar que seria só mais um vulgar capacete que se iria juntar a tantos outros no mercado, mas a verdade é que o Jarvish X-AR tem incorporada uma tecnologia que proporciona uma perspetiva de condução completamente diferente.

O que para o Homem de Ferro tinha o nome de Jarvis (o assistente do fato) para o Jarvish X-AR tem o nome de Alexa, um assistente de voz integrado no capacete para ajudar o motociclista a controlar todas as opções e aplicações integradas enquanto conduz, através de um microfone e de altifalantes internos incorporados no capacete. Segundo o site da marca, o Alexa (um produto da Amazon) tem sincronização compatível com o Siri e com o Google.


Veja o vídeo de apresentação do Jarvish X-AR


O ecrã Head-Up display retrátil, é ativado também por voz, de modo a não ser necessário ligá-lo ou ativá-lo antes de colocar o Jarvis na cabeça. No ecrã irá poder consultar a meteorologia, sendo disponibilizados dados como a temperatura ambiente, humidade relativa, a probabilidade de chuva, e ainda o sistema de “infotainment” com mídia e contatos telefônicos, bússula ao vivo, dicas de navegação, velocidade atual e o limite da velocidade a que pode circular no local onde se encontra.

Este capacete de motociclismo também integra duas câmaras, uma frontal e outra traseira, que proporcionam visão a 360º, que permitem gravação de grande angular a 2K, funcionando não só como “dashcam (câmaras de gravação de percurso)” mas também como espelho retrovisor, funcionalida a cargo da câmara traseira.

Ainda não sendo perfeitamente claro o que a marca define por Realidade Aumentada Avançada, podemos esperar que, num futuro próximo, fiquem disponíveis diversas funcionalidades interessantes como, por exemplo, o acesso ao menu de um restaurante, quando as câmaras captarem o seu letreiro, ou os horários de visita de um determinado monumento quando se circular nas suas proximidades.


O Jarvish X-AR tem também incorporado uma forte tecnologia de redução de ruído, de modo a melhorar também a comunicação de áudio bidirecional.

Como já referido, o Jarvish X-AR emparelha com smartphones Android e iOS através de Bluetooth e Wi-Fi, sendo que ainda não há dados relativos à duração média da bateria. Terá ainda um armazenamento interno de 16Gb para vídeo e um slot para cartão de memória com capacidade até 256Gb.

O preço de venda ao público do Jarvish X-AR ainda não foi revelado mas estima-se um valor a rondar os 860€, e a sua data de lançamento irá ser revelada em breve., uma vez que bastantes unidades de produção já estão a ser utilizadas pelas forças policiais de Taiwan.

Espera-se que 2019 seja um ano com grandes revoluções tecnológicas, não só para os motociclos como também para os equipamentos de segurança e conforto dos motociclistas, como é o caso do capacete com ar condicionado Feher algo inovador e que virá para resolver o problema de todos os motociclistas durante o verão - o calor. 
Poderíamos associar o Jarvish X-AR como uma versão mais desenvolvida do já conhecido iC-R - Intelligent Cranium, mas até ao seu lançamento resta esperar, ou optar pelo já disponível sistema Nuviz, uma tecnologia algo semelhante, apesar de um pouco mais limitada, mas adaptável a diversos capacetes.

andardemoto.pt @ 17-9-2018 16:14:38