O motor Big Boxer 1800 cc da BMW tem um som fantástico!

Os japoneses da Custom Works ZON tiveram a oportunidade de criar uma moto tendo por base o novo motor Big Boxer 1800 cc da BMW Motorrad, e o resultado final é a R18 Departed que impressiona pelo seu “look” artesanal e também pelo som fantástico.

andardemoto.pt @ 22-4-2019 11:56:37

Aos poucos vamos tendo mais algumas informações sobre o que a BMW Motorrad planeia fazer com o seu novo motor Big Boxer de 1800 cc, sendo que o rumor mais recente aponta para que esta nova unidade motriz seja utilizada pela marca alemã num conjunto de novos modelos que têm como objetivo conquistar uma maior quota do mercado americano. Uma cruiser ao bom estilo “U.S.A.” será a primeira moto que a BMW Motorrad vai apresentar, já para 2020.

No entanto, e ainda antes de vermos a nova moto, o novo motor Big Boxer 1800 cc vai conquistando os motociclistas através de uma série de projetos personalizados encomendados pela própria BMW Motorrad. Já aqui falámos da quase perfeita Birdcage criada pela Revival Cycles, mas desta vez falamos da R18 Departed, nascida pelas mãos dos japoneses da Custom Works ZON.

A R18 Departed, conforme referimos, é mais um trabalho feito a pedido da BMW Motorrad, mas cuja peça central, literalmente, é o motor Big Boxer de 1800 cc. Nesta moto desenhada e fabricada por Yuichi Yoshizawa e Yoshikazu Ueda, numa pequena loja na perfeitura de Shiga, Japão, e ao contrário do que acontece na Birdcage da Revival Cycles, podemos visualizar o novo motor em todo o seu esplendor.


A arquitetura e geometria do bicilíndrico alemão faz recordar os motores que a BMW Motorrad fabricou até finais de 1960. Obviamente que este Big Boxer é fabricado de acordo com as mais recentes tecnologias e soluções técnicas que não existiam naquela altura, mas as suas características técnicas não são ainda conhecidas, pelo que teremos de esperar mais alguns meses para saber ao certo o que a BMW Motorrad criou.

O estilo específico da Custom Works ZON está bem visível nas formas esculpidas da R18 Departed: estilo clássico, técnicas de fabricação modernas que se misturam com as técnicas ancestrais de fabrico manual, uma moto de silhueta baixa a fazer lembrar as motos recordistas de Hernst Henne de 1920 e 1930, jantes maquinadas em alumínio (21’’ à frente e 26’’ atrás) e cobertas por pneus relativamente esguios, forquilha também fabricada em alumínio, enquanto o braço oscilante é em aço tubular e está conectado ao quadro tubular através de um monoamortecedor escondido.

Em cima de tudo isto, a Custom Works ZON colocou um depósito de combustível no interior da estrutura que compõe o quadro, um assento e ainda um pequeno frontal fixo à suspensão frontal. Estes três elementos fabricado em folha de metal trabalhada integralmente à mão.


Claro que para um motor tão especial a Custom Works ZON também fabricou um sistema de escape especial, com cada cilindro a receber um pequeno e tubo de escape não estando os dois escapes ligados entre si, o que consegue extrair uma sonoridade fantástica do motor Big Boxer 1800 cc, conforme pode ouvir no vídeo abaixo.

A R18 Departed é apenas mais uma peça no puzzle que a BMW Motorrad está a criar para nos deixar mais entusiasmados com a chegada do novo motor Big Boxer 1800 cc. E a verdade é que a marca alemã está a conseguir atingir os seus objetivos. 

Vídeo da Custom Works ZON R18 Departed

andardemoto.pt @ 22-4-2019 11:56:37