Veja bem esta Ducati Panigale V4 Nicky Hayden Tribute da Motocorsa

Nicky Hayden continua a ser homenageado e desta feita foi a vez do concessionário americano MotoCorsa que criou a Ducati Panigale V4 Nicky Hayden Tribute, uma moto única e muito especial, em memória do carismático “Kentucky Kid”.

andardemoto.pt @ 25-4-2019 12:38:53

Nicky Hayden permanece na memória de muitos fãs, e não só, como um dos pilotos mais carismáticos que já passaram pelo Mundial de Velocidade. Campeão de MotoGP em 2006, o “Kentucky Kid” como também era conhecido, espalhava simpatia pelos circuitos de todo o mundo, e infelizmente deixou-nos cedo demais. No entanto o seu legado continua fora das pistas através da NH Foundation, a fundação gerida pela família de Hayden, e que em breve irá receber uma importante ajuda através do mais recente trabalho da MotoCorsa.

No passado GP das Américas, para além do número 69 ter sido retirado do MotoGP e do Circuito das Américas ter criado a “Hayden Hill”, a MotoCorsa, um dos maiores concessionários Ducati nos Estados Unidos, aproveitou o momento para revelar a Panigale V4 Nicky Hayden Tribute.

Criada a partir do desejo da equipa da MotoCorsa de imaginar como seria a moto de competição de Nicky Hayden em versão de moto de estrada, a Panigale V4 Nicky Hayden Tribute, para além de muito especial, é também uma moto única, não existirá mais nenhuma igual, e a gravação a laser “01/01” na mesa de direção deixa bem claro que esta será uma moto única. Na mesa de direção encontramos também o famoso “69” de Nicky Hayden. Mas esta criação da MotoCorsa é muito mais do que isto.


As carenagens da Panigale V4 foram totalmente cobertas por um esquema de gráficos e pintura que replica, quase na perfeição, a Ducati Desmosedici GP12 que Nicky Hayden utilizou na temporada 2012 de MotoGP, uma das cinco temporadas que o americano passou aos comandos de uma moto da equipa de fábrica da Ducati.

A pintura tem a assinatura do especialista Eddie Slepicka, foi totalmente feita à mão, sem utilizar autocolantes ou vinil!

Com a pintura replicada quase na perfeição, a MotoCorsa decidiu então meter mãos à obra e modificou praticamente tudo o que é possível modificar, sem cair no exagero. Recorreram, obviamente, ao catálogo de acessórios Ducati Performance, de onde escolheram os poisa-pés maquinados, as proteções de manetes e as próprias manetes, proteções de jantes, o assento Race, o vidro dupla bolha de dimensões maiores, para além de inúmeros elementos em fibra de carbono como a proteção do braço oscilante ou do depósito de combustível.

A fibra de carbono foi também o material escolhido para as jantes, as Superleggera fabricadas pelos especialistas da BST. Outros especialistas, a Akrapovic, colaboraram no projeto com o escape “slip-on” (só ponteiras) em titânio, enquanto a STM forneceu o kit de embraiagem a seco igual ao que a Ducati utiliza na mais exótica Panigale V4 R e que apenas está disponível para as restantes versões Panigale V4 como acessório.


É claro que numa moto réplica de uma moto de competição não poderiam faltar umas suspensões a condizer, e assim a MotoCorsa instalou na Panigale V4 Nicky Hayden Tribute um conjunto de suspensões com assinatura da Öhlins. À frente foi colocada uma forquilha R/T, enquanto na traseira a escolha recaiu sobre um amortecedor TTX.

Como referimos, a MotoCorsa pretende ajudar a NH Foundation gerida pela família de Nicky Hayden, e nesse sentido o concessionário Ducati vai realizar um leilão no eBay que terá a duração de 7 dias, com início a 1 de agosto.

A Panigale V4 Nicky Hayden Tribute será leiloada com um preço de reserva, sendo que todo o valor acima desse preço de reserva irá reverter a favor da NH Foundation. Para quem estiver disposto a garantir que tem esta moto única na sua garagem, a MotoCorsa vai dar a opção de comprar de imediato e o leilão terá assim um botão “Buy Now”. Nesse caso o comprador terá de desembolsar 69.000 dólares (cerca de 62.000€) numa alusão ao mítico número 69 de Nicky Hayden.

Veja a galeria de fotos da Ducati Panigale V4 Nicky Hayden Tribute da MotoCorsa

andardemoto.pt @ 25-4-2019 12:38:53