Carlin Dunne testa Ducati Panigale V4 R streetfighter!

Piloto norte-americano está a preparar a sua presença na edição 2019 da “Corrida até às Nuvens” como também é conhecida a Pike Peak International Hill Climb. Carlin Dunne vai competir com uma variante bem especial da Ducati Panigale V4 R, uma streetfighter preparada pela Ducati Norte América.

andardemoto.pt @ 9-5-2019 17:02:56

Será já no próximo mês de junho que acontece mais uma edição da mundialmente famosa Pikes Peak International Hill Climb, ou “Corrida até às Nuvens” como esta subida também é conhecida pelos fãs. Entre os participantes estará, novamente, Carlin Dunne, o piloto americano que em 2012 tornou-se no primeiro piloto a baixar da barreira dos 10 minutos, então aos comandos de uma Ducati Multistrada.

Este ano, e depois de várias participações em que logrou mais vitórias, Dunne está de regresso a Pikes Peak e novamente com uma moto preparada pela Ducati Norte América. Mas esta moto não é uma Panigale V4 R normal!

Carlin Dunne vai competir na categoria Exhibition (Exibição), onde habitualmente os fabricantes competem com protótipos de pré-produção. Por essa razão, a participação de Dunne torna-se bastante relevante, pois estará aos comandos de uma Panigale V4 R streetfighter!

Há já alguns anos que a Ducati abandonou o projeto Streetfighter, mas recentemente o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, afirmou publicamente que a casa italiana irá apresentar uma nova Streetfighter, com motor V4, e essa apresentação vai acontecer “o mais rápido possível!”, de acordo com Domenicali.


Carlin Dunne tornou-se no primeiro piloto de moto a baixar da barreira dos 10 minutos em Pikes Peak

Carlin Dunne tornou-se no primeiro piloto de moto a baixar da barreira dos 10 minutos em Pikes Peak

Ainda que a moto de Carlin Dunne seja apenas uma preparação da Ducati Norte América, este protótipo Panigale V4 R Streetfighter não deve ser tido como “apenas” mais uma preparação exótica. Recordamos que o mercado norte-americano é um dos maiores mercados para a Ducati, e a Ducati Norte América poderá mesmo estar a realizar uma operação de desenvolvimento em competição daquela que será a nova Streetfighter V4.

Felizmente para os fãs da marca italiana, o website americano Asphalt and Rubber conseguiu apanhar a equipa a testar um par destas Panigale V4 R Streetfighter, pois Carlin Dunne, apesar de não poder bater nenhum recorde oficial em Pikes Peak por competir na categoria Exhibition, onde praticamente não há regras, pretende que as motos estejam perfeitamente afinadas para enfrentar as 156 curvas da subida de Pikes Peak.

Infelizmente para nós e para os fãs da marca italiana, a foto divulgada pelo Asphalt and Rubber não revela grandes detalhes sobre a moto. É certo que sendo uma streetfighter a Panigale V4 R vai perder grande parte das suas carenagens, particularmente a frontal e laterais, mas de certeza que a moto terá um pequeno frontal que já nos dará uma ideia de como poderá ser a Streetfighter V4 de produção. O guiador largo e elevado que podemos ver na foto é mais um dos elementos que será utilizado na moto de produção.

Com Claudio Domenicali a confirmar a chegada da Ducati Streetfighter V4 para muito em breve, esperamos que esta seja uma das muitas novidades que estão a preparar em Borgo Panigale para atacar o mercado em 2020. O segmento das powernaked ficará bastante interessante com a chegada desta naked desportiva italiana, e as Aprilia Tuono V4, BMW S1000R, KTM 1290 Super Duke R, Yamaha MT-10, Kawasaki Z1000 ou ainda a Suzuki GSX-S1000, vão ter um “osso duro de roer” quando a Streetfighter V4 finalmente chegar ao mercado.

andardemoto.pt @ 9-5-2019 17:02:56