Auto Fabrica Type 18 – A BMW R nineT do futuro

A pedido da BMW Motorrad, a Auto Fabrica transformou por completo a retro R nineT e deu-lhe um aspeto totalmente futurista e completamente fora do comum. Uma R nineT do futuro, mas que já deixou a sua marca no mundo das motos personalizadas durante o recente Wheels & Waves em Biarritz.

andardemoto.pt @ 20-6-2019 14:15:00

A Auto Fabrica já nos habituou a alguns trabalhos bem futuristas, mas a última criação dos irmãos Bujar e Gazmend Muharremi, a pedido da BMW Motorrad, foi um dos destaques da última edição do famoso festival Wheels & Waves que se realizou recentemente em Biarritz em celebração de toda a cultura das motos costumizadas.

Partindo de uma R nineT, a Auto Fabrica criou a Type 18.

A BMW Motorrad deu algumas indicações para que os dois irmãos ficassem com uma melhor ideia do que a marca alemã pretendia para a sua moto retro com motor boxer, e logo desde esse primeiro briefing a Auto Fabrica foi buscar inspiração às origens da BMW Motorrad, nomeadamente ao facto de fabricarem motores para aviões.

O design da Type 18 inspira-se no famoso Lockheed Martin F-22 Raptor, avião a jato. Isso obrigou a Auto Fabrica a passar inúmeras horas a estudas a melhor forma de trabalhar a imagem da R nineT, nomeadamente como aplicar as formas do F-22 Raptor à moto. O resultado final foi a utilização de diversos elementos aerodinâmicos, ou lâminas, particularmente a envolver a frente da Type 18, e que para além de ajudarem a melhorar a aerodinâmica permitiram também conferir a esta BMW uma presença ameaçadora e futurista.

Os vários páineis foram trabalhados à mão, sendo fabricados a partir de folhas de alumínio.

Mas as alterações não se ficaram apenas pela estética. A Auto Fabrica Type 18 revelada em público no Wheels & Waves tem também modificações na sua ciclística, nomeadamente ao nível das suspensões.


A Auto Fabrica enviou a forquilha original da R nineT para os especialistas britânicos da Maxton. Pouco tempo depois, as suspensões estavam de regresso à Auto Fabrica, mas com as bainhas pintadas de preto, e, mais importante, os componentes internos totalmente refeitos com cartuchos d Maxton. A suspensão foi encurtada.

Na traseira o monoamortecedor instalado também é proveniente da Maxton, e inclui o logótipo da Auto Fabrica. De referir que os dois irmãos testaram a Type 18 e afirmam que as novas suspensões conferem à moto uma dinâmica totalmente diferente... e para melhor!

A Type 18 aproveita as mais inovadoras formas de fabricação de peças. Por exemplo, a exótica traseira inclui duas lâminas fabricadas em acrílico e através de impressão 3D. Entre as duas lâminas ficaram instalados LED de alta intensidade, que para além de servirem de luz de travão também têm função de indicador de mudança de direção.

Claro que, sendo este um projeto com a benção da BMW Motorrad, a Auto Fabrica recorreu a diversas peças que a marca alemã fabrica para a R nineT como acessórios. Neste caso o destaque vai para as tampas das válvulas, em preto, que combinam na perfeição com o sistema de escape curvado para cima, totalmente feito à mão, e que conta com um acabamento em preto mate.

A Auto Fabrica vai produzir uma quantidade muito limitada de exemplares da Type 18. Claro que o preço será “astronómico”, mas o resultado final do trabalho dos irmãos Bujar e Gazmend Muharremi também não é menos impressionante.


Galeria de fotos Auto Fabrica Type 18

andardemoto.pt @ 20-6-2019 14:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews