Conhecidos os primeiros dados oficiais da nova Honda Africa Twin para 2020

A chegada de uma nova geração da popular Africa Twin está cada vez mais perto de ser confirmada. A Honda ainda vai tentando manter as especificações da sua maxitrail em segredo, mas alguns dos dados oficiais já foram revelados nos Estados Unidos.

andardemoto.pt @ 25-7-2019 11:06:30

Imagem gerada por computador da autoria do MCN

Imagem gerada por computador da autoria do MCN

Não é novidade que a nova Honda Africa Twin é uma das motos mais aguardadas para o próximo ano, e pelo meio de muitos rumores e informações que não são oficialmente confirmadas (nem desmetidas!) pelo maior fabricante mundial de motos, há cada vez mais a certeza de que 2020 vai marcar o aparecimento da nova geração da Africa Twin.

Já aqui lhe falámos no que esperamos que a nova Africa Twin para 2020 venha a ter. Mas até agora ninguém tinha conseguido confirmar os rumores, pelo que a grande novidade de hoje vai para a confirmação por parte do website americano CycleNews.com dos primeiros dados que de acordo com a mesma fonte são já oficiais!

A primeira confirmação é de que o motor bicilíndrico da nova Africa Twin vai mesmo crescer. Aliás, crescer é uma palavra que podemos aplicar a vários componentes da nova maxitrail japonesa. Quanto ao motor, e conforme já era prevísivel, vai deixar a denominação CRF1000L e passará a ser CRF1100L.

A Africa Twin para 2020 terá assim maior cilindrada atingindo os 1084 cc. Com isso a marca nipónica conseguiu também aumentar ligeiramente a potência dos atuais 95 cv para uns mais saudáveis 101 cv, sendo que a entrega desta potência mantém-se no mesmo regime de até agora (7500 rpm).


Para ajudar a cumprir com as novas normals Euro5, encontraremos acoplado ao motor um novo sistema de escape com um total de três catalizadores, para além de um novo desenho da ponteira de escape. Não só a Africa Twin CRF1100L consegue baixar as emissões de gases poluentes, como a maxitrail será mais silenciosa, estando o CycleNews.com a apontar para um nível de ruído 3 db a menos do que a geração atual.

Neste conjunto de dados oficiais agora confirmados nos Estados Unidos, fala-se também no que o Andar de Moto já tinha apontado como uma das novidades na nova Africa Twin: o depósito de combustível.

A pensar nas grandes tiradas fora de estrada, a Honda aproveita o depósito de combustível da atual versão Adventure Sports, com 24,2 litros de capacidade. Na nova geração Africa Twin CRF1100L, tanto a versão base como a versão Adventure Sports terão o mesmo depósito de combustível com os referidos 24,2 litros de capacidade.

Para além de algumas alterações estéticas, como é o caso das novas óticas mais afiladas com luzes diurnas em LED específicas, e um ecrã frontal mais alto e regulável em altura, as novas Africa Twin CRF1100L vão também crescer em termos de peso.

Com tantas modificações no motor, depósito de combustível, e sistema de escape, a Honda não conseguiu impedir o aumento de peso a cheio da Africa Twin 1100. A versão base vai ganhar quase oito quilos a mais atingindo cerca de 238 kg, enquanto a Adventure Sports será dois quilos mais pesada.

Para os motociclistas que pretendam adquirir as novas Africa Twin CRF1100L com sistema de transmissão de dupla embraiagem DCT, a Honda vai manter essa opção na nova geração, embora nesse caso o peso de cada versão aumente 10 quilos.

Com o website CycleNews.com a garantir que estas são já as primeiras informações oficiais a serem conhecidas sobre as novas Africa Twin CRF1100L para 2020, veremos por quanto mais tempo a Honda vai conseguir “esconder” esta nova geração da popular maxitrail japonesa. O plano inicial era de revelar a moto oficialmente durante o Salão de Milão EICMA, em novembro, mas possivelmente poderemos ser surpreendidos com a revelação oficial um pouco antes, talvez em outubro, com a Honda assim a conseguir um maior destaque para a sua nova Africa Twin 1100.

andardemoto.pt @ 25-7-2019 11:06:30