França instala radares para multar motociclistas barulhentos

Um dispositivo de um novo tipo já está em fase de teste e mede o ruído de passagem, tira fotos e pode, a curto prazo, começar a emitir multas.

andardemoto.pt @ 30-7-2019 08:15:00

O barulho ensurdecedor de motores roncando nas ruas e estradas pode, em breve, ser uma história do passado. Um novo tipo de radar, com o nome de "Medusa", vai medir o nível de decibéis de todos os veículos que circulam nas estradas, mas a sua grande vocação será combater os controversos “loud pipes” dos motociclos.

O sistema, que está ainda em fase experimental em Saint-Forget, Yvelines (Paris) é capaz de isolar e detectar ruídos dez vezes por segundo, através de quatro microfones ultra precisos montados num sensor tipo-aranha, que fica suspenso por cima da via a alguns metros do chão, e a sua instalação tem como propósito principal (para já), recolher dados que permitam proceder à sua homologação, conforme declarações da parisiense Fanny Mietlicki, diretora da Bruitparif, em declarações à RTL.fr.

Apesar de já contar com uma câmara fotográfica, o dispositivo ainda não está equipado com um sistema de reconhecimento automático de matrículas para emissão automática de multas, mas ao que tudo indica será esse o objectivo final deste projecto.


De acordo com o bom-senso, nenhum veículo pode exceder um limite máximo de ruido definido por lei e por isso e para já, como medida preventiva e educacional, a associação Bruitparif planeou instalar um painel electrónico, no mesmo modelo dos já existentes para velocidade, indicando aos motoristas o nível de ruído emitido pela sua viatura, que, em caso algum, poderia ser superior em 5% ao valor indicado no livrete, havendo também um valor máximo a respeitar pelos veículos mais antigos cujo nível máximo de ruído homologado não esteja inscrito no respectivo livrete.

Além do mais, e caso as inspecções periódicas obrigatórias avancem, os níveis de ruído também irão ser medidos, pelo que não é aconselhável gastar dinheiro em escapes não homologados ou modificações que façam muito barulho. Mais vale gastar esse dinheiro em gasolina e ir andar de moto! E os vizinhos agradecem!

andardemoto.pt @ 30-7-2019 08:15:00