CF Moto prepara-se para lançar uma naked V-twin de 1000 cc

Fabricante chinês CF Moto está a terminar o desenvolvimento da sua naked bicilíndrica. A concept V.02-NK chega em breve à produção com motor de 1000 cc e um design bastante agressivo.

andardemoto.pt @ 14-8-2019 16:21:35

Revelada em 2017, então em versão conceptual e denominada de V.02-NK, a verdade é que a naked imaginada pelos chineses da CF Moto e que mais parece um exercício de design ao bom estilo japonês do “anime”, está perto de chegar à produção e depois aos concessionários da marca que em Portugal é representada pela Puretech.

Para além do design, talvez a sua característica mais impactante, a verdade é que a CF Moto vai utilizar nesta moto o potente motor bicilíndrico em V fornecido pela KTM. As duas empresas têm um acordo estratégico que permite à CF Moto fabricar e comercializar as KTM R2R na China. E agora a KTM ajudará a CF Moto ao permitir que a marca utiliza o motor LC8 com 1000 cc.

Na realidade o motor deverá apresentar uma cilindrada de 999 cc, e apesar de toda a sua arquitetura exerior ser muito semelhante ao LC8 da KTM, a verdade é que a unidade motriz que será utilizada na naked da CF Moto será fabricada na China tendo os seus componentes internos bastante modificados.


As maiores alterações exteriores encontramos na cabeça dos cilindros, que em comparação com a concept V.02-NK estarão mais à vista, enquanto a bomba de água foi reposicionada. Outra alteração realizada pelos engenheiros da CF Moto em comparação com a concept de 2017 é a posição do radiador.

Nessa moto o radiador estava localizado debaixo do assento com o ar fresco a viajar através de volumosas entradas de ar laterais, em fibra de carbono, enquanto na versão de produção a CF Moto reposiciona-o para uma posição mais convencional, ou seja, em frente ao motor, onde poderá receber maior quantidade de ar fresco.

As informações mais recentes indicam que a CF Moto pretende inicialmente utilizar este novo motor bicilíndrico numa naked desportiva, mas não será de estranhar que o fabricante chinês desenvolva uma nova gama de modelos de maior porte, particularmente uma “adventure” e uma turística, sendo que há rumores que apontam para a chegada de uma desportiva também com este motor.


De momento a grande novidade, já confirmada, é que a CF Moto irá mostrar no Salão de Milão EICMA um conjunto de novos modelos com motor bicilíndrico 700 cc, que vão então substituir os atuais modelos que usam motor 650 cc.

Quanto à nova naked baseada na concept V.02-NK e que vai estrear o motor bicilíndrico 999 cc, a CF Moto ainda irá demorar mais algum tempo a desenvolver este modelo, embora a moto esteja já num estado bastante avançado de desenvolvimento.

andardemoto.pt @ 14-8-2019 16:21:35


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews