Max Biaggi já levou a sua exótica Aprilia RSV4 X para a pista!

225 cv e 165 kg de peso. A “track only” RSV4 X promote fazer muito felizes os 10 sortudos que a conseguiram comprar. O primeiro a receber esta loucura da Aprilia foi o antigo piloto da marca de Noale, Max Biaggi, que não perdeu tempo e levou a sua RSV4 X para um teste em Mugello.

andardemoto.pt @ 6-9-2019 13:23:30

Max Biaggi passou os dois primeiros dias de setembro no circuito de Mugello, para matar saudades dos tempos em que competia no Mundial de Velocidade e no Mundial Superbike. Mas a verdade é que o antigo piloto italiano não esteve mal acompanhado nesta visita a Mugello!

Este ano a Aprilia anunciou a exótica e edição limitada RSV4 X, uma moto que é apenas para uso em pista, com o departamento de competição da casa de Noale a fabricar apenas 10 unidades. As motos estão agora prontas a serem entregues aos felizes proprietários, que as vão receber diretamente na fábrica de Noale, mas Max Biaggi recebeu a sua RSV4 X uns dias antes e teve a oportunidade de fazer a rodagem à sua em Mugello.

Com uma impressionante potência de 225 cv retirados do motor V4 com 1078 cc que equipa a RSV4 1100 Factory, modelo que serve de base para a versão X, esta superdesportiva recebe um sistema de escape completo da Akrapovic com coletores em titânio e ponteira em carbono. Juntamente com o motor totalmente refeito pelos especialistas da Aprilia Racing, novos mapas de injeção, e um filtro de ar Spring Air Filter, a RSV4 X tem uma potência e binários bastante superiores à RSV4 1100 Factory que tem 217 cv à saída da fábrica.


O piloto da RSV4 X terá ainda a oportunidade de usar, e abusar, da nova caixa de velocidades desenvolvida pela Aprilia Racing. A “Aprilia No Neutral” está disponível pela primeira numa moto que pode ser comprada pelo comum motociclista. Esta caixa coloca o ponto-morto abaixo da primeira relação de caixa.

Com isso o piloto pode trocar de caixa de primeira para segunda relação mais rapidamente, com a arquitetura do sistema ANN a impedir as falhas nas passagens de caixa.

Com carenagens em fibra de carbono cobertas por gráficos exclusivos e derivados do protótipo de MotoGP, a RS-GP, sem esauecer diversos componentes em alumínio maquinado, a RSV4 X tem um peso de apenas 165 kg (a seco), o que coloca esta moto de pista num patamar muito elevado ao nível da relação peso  / potência.


Nesta moto tão exótica convém destacar ainda alguns dos componentes especiais que a Aprilia Racing instala. Por exemplo, o braço oscilante é igual à unidade usada pela Aprilia no Mundial Superbike, antes de se retirar da competição.

Também os travões são especiais. A Brembo escolheu a RSV4 X para estrear as suas novas pinças de travão monobloco GP4-MS, acionadas por bomba de travão 19x16.

Para além de Max Biaggi, também Andrea Iannone (piloto de MotoGP da Aprilia) está à espera da sua RSV4 X. Os dois juntaram-se a outros oito clientes Aprilia que conseguiram garantir uma das 10 unidades desta moto.

andardemoto.pt @ 6-9-2019 13:23:30