22/9/2019 a 22/9/2019 Bênção dos Capacetes 2019

No próximo domingo, 22 de setembro, milhares de motociclistas de todo o país vão rumar a Fátima para participar na VI Edição da Bênção dos Capacetes 2019.

andardemoto.pt @ 19-9-2019 14:43:30

A iniciativa decorrerá  pelas 11h00, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, e todos os motociclistas, independentemente do tipo de moto que possuam, são convidados a participar.

Esta é a sexta edição da Peregrinação da Bênção dos Capacetes a Fátima, evento nascido em 2014 que com o objetivo de promover o convívio cultural e recreativo entre detentores e utilizadores de motos, bem como os seus familiares e amigos. A iniciativa associa-se também, todos os anos, a Projetos de Solidariedade Social, sendo que nesta edição os beneficiários serão o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, o Centro de Reabilitação do Norte - Vila Nova de Gaia e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Águas de Moura,

A Bênção dos Capacetes contribui anualmente para a divulgação do mototurismo, bem como para a sensibilização, prevenção, segurança rodoviária e educação cívica motociclista. Durante esta edição, o Comando Territorial de Santarém irá implementar um dispositivo de segurança, com particular atenção ao Santuário e zona envolvente, de modo a garantir a segurança e tranquilidade públicas, bem como a fluidez do trânsito.

Durante os trajetos, a GNR aconselha os motociclistas a adotar um conjunto de medidas, nomeadamente:

- Verificar os sistemas de segurança dos motociclos, antes de iniciarem a viagem;

- Planear o trajeto, períodos e locais de descanso;

- Não adotar comportamentos de risco;

- Cumprir com a sinalização e as regras do Código da Estrada;

- Usar sempre, e de forma correta, o capacete e outros equipamentos de proteção;

- Não utilizar indevidamente o telemóvel durante a condução;

- Respeitar as indicações dos militares da GNR.

Na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR aconselha os visitantes a chegar atempadamente; não deixar bens à vista junto dos motociclos; procurar os militares da GNR para obterem apoio ou informações; ter os documentos pessoais sempre consigo; não transportar a carteira ou o telemóvel no bolso de trás (guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contacto com o corpo) e evitar andar com grandes quantias em dinheiro.

Aquando da chegada à cidade de Fátima, os motociclistas deverão seguir pela Avenida João XXIII e nos parques de estacionamento n.º  11 a 14, que se localizam a sul do Santuário (ver mapa abaixo).



andardemoto.pt @ 19-9-2019 14:43:30