Roupas de moto luminosas para maior segurança na estrada

A Osram está empenhada em  melhorar a visibilidade dos motociclistas na estrada, através de módulos de luz LED que podem ser incorporados nos equipamentos técnicos de motociclismo.

andardemoto.pt @ 24-9-2019 19:34:03

Seja em blusões ou em coletes reflectores, a integração de iluminação nas roupas dos motociclistas oferece uma maneira completamente nova de aumentar a segurança dos condutores de veículos de duas rodas no tráfego rodoviário.

A protecção passiva, na forma de faixas reflectoras actualmente aplicadas nas roupas, não é suficiente nas estradas durante a escuridão da noite ou quando a visibilidade é baixa. Nesse caso, os coletes com iluminação integrada, que não exigem luz incidente dos faróis dos outros veículos para se manterem visíveis, oferecem por isso uma preciosa protecção activa.


Os módulos de luz LED emitem radiação branca, para o lado da frente frente, e vermelha para a parte traseira e podem ser integrados de maneira rápida e simples pelo próprio motociclista, através de um tubo de tecido transparente, concebido para o efeito, que é inserido nas diversas peças de vestuário. 

Os módulos de luz agora apresentados pela Osram podem ser ligados facilmente antes de o motociclista subir para a moto, simplesmente conectando uma pequena bateria recarregável.

Sem necessidade de outras configurações, as faixas de luz têm autonomia para até sete horas de iluminação activa, em operação contínua (com uma bateria de 4.000 mAh). A bateria é carregada com facilidade através de uma tomada USB.


A marca alemã de equipamentos de motociclismo Held, em parceria com a Osram, já disponibiliza no mercado dois blusões e um colete de segurança e é previsível que outras marcas adoptem o mesmo sistema.

Num futuro próximo a Osram planeia combinar módulos de luz com tecnologia de sensores, que permitirá que vários módulos de luz LED sejam controlados através de um aplicativo complementar que inclua outras funcionalidades, como por exemplo, chamada de emergência accionada automaticamente em caso de acidente.

andardemoto.pt @ 24-9-2019 19:34:03