Patente da Honda deixa antever suspensão semi-ativa para a CRF450R

Dos Estados Unidos chegam notícias de que a Honda planeia utilizar suspensões eletrónicas semi-ativas na CRF450R de motocross.

andardemoto.pt @ 27-9-2019 21:13:54

O maior fabricante de motos do mundo está a preparar o que pode ser considerado como uma revolução no segmento motocross. De acordo com notícias que nos chegam dos Estados Unidos, a Honda registou uma patente para um sistema de suspensões eletrónicas semi-ativas e que serão aplicadas a uma CRF450R, o modelo da marca japonesa para atacar as pistas de motocross.

A patente com o número 2019/0283835 A1 refere-se a um sistema de ajuste automático da suspensão para motos de motocross e trail. Através de diversos sensores colocados em várias zonas da moto, mas mais concretamente nas suspensões, a Unidade de Deteção de Aceleração dá ordem à Unidade de Decisão que por sua vez está em contacto constante com a Unidade de Controlo da Suspensão.

Esta última é quem dá a ordem ao mecanismo de ajuste das suspensões para ativar os atuadores que depois vão alterar as afinações de compressão e précarga. Tudo isto acontece em milissegundos e através da alteração da passagem do hidráulico.


Para além deste sistema ajustar constantemente as afinações quando a moto está com as duas rodas no solo, o sistema patenteado da Honda conta também com uma espécie de temporizador.

Assim, e em teoria, estas suspensões eletrónicas de motocross para a CRF450R poderão perceber quando a moto está no ar (durante um salto), ajustando as afinações em pleno voo para preparar a aterragem e o impacto que isso tem na moto. De seguida o sistema regressa aos parâmetros normais.

Nos últimos anos temos assistido a uma enorme evolução nas suspensões eletrónicas em diversos tipos de motos, incluindo nas trail ou maxitrail, mas principalmente nas motos de estrada. Este sistema da Honda para motocross poderá ser uma revolução dentro do segmento. Mas será que vamos ver esta ideia nas pistas de motocross? Só o tempo o dirá...

andardemoto.pt @ 27-9-2019 21:13:54