BMW Motorrad vai apostar numa gama “M” para as suas motos

Depois do “teste” bem sucedido com a pacote M para a nova S1000 RR, a BMW Motorrad já pensa em algo mais. O fabricante alemão quer replicar o que já acontece com os seus automóveis e está a trabalhar numa gama desportiva de alguns modelos: M 1000 RR, M 1000 XR e M 1300 GS.

andardemoto.pt @ 26-9-2019 22:57:22

Os automóveis BMW com a sigla M são já bem conhecidos dos aficionados do mundo das quatro rodas e da marca alemã, que tem nos famosos M as versões mais exóticas e performantes de alguns dos seus modelos automóveis.

A ideia de que a BMW Motorrad poderia aplicar a mesma receita às motos alemãs não é nova, mas até à chegada da nova S1000 RR nunca chegámos a ver real interesse em criar uma BMW Motorrad com a sigla M.

A nova S1000 RR equipada com o pacote M, que entre outras coisas conta com as magníficas e ultraleves jantes em fibra de carbono e uma eletrónica especial, serviu de teste para perceber o que os motociclistas procuram.


E a verdade é que esse teste está a ter resultados muito positivos. De tal forma os resultados são positivos que as mais recentes informações divulgadas pelo website Motorcycle.com apontam para a chegada iminente de uma gama de motos M composta por três modelos.

O departamento BMW Motorsport ficará encarregue de preparar e melhorar as especificações de alguns dos modelos que fazem parte da atual gama da BMW Motorrad: S1000 RR, S1000 XR e ainda a R1250 GS.

De acordo com o referido website, a BMW Motorrad patenteou os seguintes nomes: M 1000 RR, M 1000 XR, e ainda a M 1300 GS, este último o mais “especial” pois deixa no ar duas hipóteses para a maxitrail alemã.

Estas três motos da futura gama M da BMW Motorrad deverão contar com um esquema de cores e gráficos exclusivo e relativo à BMW Motorsport, virão equipadas com uma série de extras como sistema de escape, para além de receberem componentes específicos, fabricados em materiais exóticos, que visam melhorar as prestações dos modelos de série que servem de base para estas preparações M.


Em relação às motos cujo nome foi agora revelado nas patentes, a maior surpresa é a M 1300 GS.

Ao contrário da M 1000 RR e M 1000 XR, que percebemos perfeitamente a sua relação com as motos base, a M 1300 GS não utiliza o mesmo nome da R1250 GS. A verdade é que a BMW Motorrad poderá querer uma de duas coisas: ou mantém o motor boxer na mesma cilindrada e o M 1300 GS serve apenas uma função comercial, ou então a M 1300 GS poderá receber um motor boxer que vê a sua cilindrada aumentar ligeiramente para melhores performances.

andardemoto.pt @ 26-9-2019 22:57:22