Novo recorde para uma Ducati Desmo450 EDS
Uma Ducati, 2 pilotos, 24 horas a rodar num circuito
Sabba e Boni são pilotos e amigos loucos por recordes e agora conseguem mais um ao percorrer 1.448,73 km, durante 24 horas, com uma Ducati Desmo450 EDS.
andardemoto.pt @ 22-10-2026 11:00:00
Um ano após o seu primeiro sucesso conjunto no Guinness World Records em que bateram um recorde com uma Ducati Scrambler 750 em terra batida, Silvio Sabba e Valerio Boni voltaram a fazê-lo. Desta vez, trocaram a Scrambler por uma Desmo450 EDS, enfrentaram um circuito de terra acidentado perto de Milão e continuaram a conduzir durante 24 horas em que o resultado foram 1.448,732 quilómetros em 24 horas, com 1.588 voltas ao circuito e um novo Recorde Mundial do Guinness, oficialmente homologado, na categoria de distância de motocross por equipas.
O desafio decorreu nos dias 1 e 2 de outubro de 2026 em Rodano, nos arredores de Milão e não havia nenhuma moto especialmente preparada, nenhuma segunda moto à espera nas boxes, nem iluminação adicional para a etapa noturna. Tudo foi feito com uma Ducati de série, dois pilotos muito determinados e uma pista que se revelou mais difícil do que parecia à primeira vista.
Uma comemoração diferente dos 100 anos Ducati
O seu primeiro recorde conjunto, estabelecido a 23 e 24 de setembro de 2025 numa Ducati Scrambler Full Throttle, surgiu pouco antes do centenário da Ducati. O mais recente feito da dupla ocorre quando o fabricante de Bolonha celebra o seu 100.º aniversário.
A ideia de fazer um percurso todo-o-terreno surgiu pela primeira vez no final do desafio da Scrambler. E se repetissem tudo, mas desta vez numa mota de todo-o-terreno a sério? Em pouco tempo, a sugestão transformou-se num projeto sério, concretizado num prazo muito curto.
A moto foi a recém-chegada Desmo450 EDS da Ducati, um modelo de enduro desenvolvido a partir da Desmo450 MX, uma mota de motocross. O seu motor monocilíndrico desmodrómico de 449,6 cc está acoplado a uma caixa de velocidades de seis relações (5 na de motocross) e outras configurações de enduro, como configurações revistas da suspensão Showa, uma roda traseira de 18 polegadas e um depósito de combustível de 8,5 litros.
Por outro lado, e muito importante, ao contrário da versão MX, a EDS vem equipada com um sistema de iluminação totalmente LED. Este elemento foi era essencial para uma tentativa de recorde que se prolongou noite dentro e na pista não havia iluminação adicional, o que tornou a tarefa ainda mais exigente.
Mais detalhes
As regras do Guinness World Records até permitiam que os pilotos utilizassem duas motos, uma para cada um. Porém, Sabba e Boni optaram por partilhar uma única Desmo450 EDS, mantendo-a sempre na configuração de série e até resistiram à tentação de instalação de faróis auxiliares, confiando inteiramente no farol original para a noite.
Uma decisão que teve consequências, mas apenas para os pilotos. O percurso era plano e não tinha os tradicionais saltos associados a um circuito de motocross, mas os sulcos, buracos e irregularidades tornaram-se mais incómodos quando a visibilidade diminuiu, sendo que a moto se limitou a cumprir a sua missão, sem percalços.
Completou as 24 horas sem necessidade de qualquer reparação. Para além dos reabastecimentos, a única paragem mecânica planeada foi para uma mudança de óleo e filtro e uma inspeção geral.
A equipa efetuou a manutenção em menos de 17 minutos, com o relógio do recorde a contar o tempo durante todo o processo e não foram necessárias quaisquer modificações para melhorar o desempenho, a resistência ou a autonomia. Foi uma Ducati de série, exatamente igual à que se pode encomendar numa concessão da marca.
andardemoto.pt @ 22-10-2026 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto