Ducati Superleggera: a versão exótica da Panigale V4 está a chegar!

A casa de Borgo Panigale está a trabalhar numa nova versão Superleggera da Panigale V4. A unidade de testes já foi apanhada a testar e a apresentação desta Panigale V4 Superleggera deverá acontecer em breve.

andardemoto.pt @ 3-10-2019 14:18:54

A denominação Superleggera só por si já deixa qualquer Ducatista com os batimentos cardíacos acelerados. Mas a Ducati está prestes a elevar a fasquia quando em breve, provavelmente a 23 de outubro quando mostrar as suas novidades para 2020 em Rimini, revelar todos os detalhes daquela que será a variante mais exótica da Panigale V4.

A nova Panigale V4 Superleggera já foi apanhada numa sessão de testes pelo website britânico MotorcycleNews, e as fotos publicadas não deixam grandes dúvidas de que a moto é mesmo a nova Superleggera.

Sendo uma moto tão especial, a Ducati trabalhou a Panigale V4 para ser bastante mais leve nesta variante Superleggera. As carenagens em fibra de carbono são indispensáveis para reduzir o peso já bastante baixo da normal Panigale V4, mas a casa de Borgo Panigale vai mais longe e a Panigale V4 Superleggera terá também jantes especiais em fibra de carbono.


O diminuto quadro monocoque da anterior 1299 Superleggera, ainda com motor bicilíndrico, era fabricado em fibra de carbono, tal como o esbelto monobraço oscilante. Nesta nova Superleggera V4 a Ducati também deverá optar por utilizar o mesmo material extremamente leve e resistente para fabricar estes componentes.

Quanto ao motor, tudo indica que o quatro cilindros em V será uma evolução da unidade motriz das “normais” Panigale V4 e V4 S. Com 1103 cc este motor da Panigale V4 Superleggera vai ter uma performance ainda mais elevada, quanto mais não seja porque vai estar a respirar através de um sistema de escape exclusivo, em titânio, diferente das opções que encontramos no catálogo de acessórios Performance da Ducati e cortesia da Akrapovic.

O motor V4 de 998 cc continuará reservado para a Panigale V4 R que serve de base para a moto de competição no Mundial Superbike.

E por falar na versão R, a Ducati vai buscar à sua especial de homologação de Superbike o pacote aerodinâmico. Na Superleggera agora apanhada em testes nota-se claramente as asas aerodinâmicas iguais (ou muito semelhantes) às asas que já conhecemos da Panigale V4 R.


Tal como na anterior Superleggera V2, a nova superdesportiva exótica de Borgo Panigale irá contar com um pacote de eletrónica mais evoluído. Controlo de tração, controlo de derrapagem, controlo do efeito travão motor, anti-wheelie, ABS com função “cornering”... tudo isto vai estar presente na Ducati Panigale V4 Superleggera, mas não será difícil de imaginar que os engenheiros italianos terão trabalhado os parâmetros de controlo ddas diversas ajudas eletrónicas para criar algo verdadeiramente especial para esta moto.

Já não falta muito para ficarmos a conhecer todos os detalhes da gama Ducati para 2020. A casa italiana marcou para Rimini um evento especial onde vai revelar tudo o que preparou para o próximo ano, e o seu Andar de Moto estará atento para trazer até si todas as novidades de Borgo Panigale!

andardemoto.pt @ 3-10-2019 14:18:54