KTM 1290 Super Duke R para 2020 adere à moda das asas!

A marca austríaca acaba de revelar um segundo vídeo “teaser” onde nos deixa perceber mais alguns detalhes da nova versão para 2020 da sua powernaked. A próxima KTM 1290 Super Duke R vem com asas derivadas de MotoGP.

andardemoto.pt @ 18-10-2019 19:54:30

Primeiro foi a Aprilia com a RSV4 1100 Factory, depois seguiu-se a Ducati com a Panigale V4 R, ao que a Aprilia respondeu com a confirmação da supersport RS660, e novamente a Ducati com a Streetfighter V4.

O que têm todas estas motos em comum? Asas!

Ou melhor, têm um pacote aerodinâmico.

Aproveitando o que de melhor se faz a este nível em MotoGP, todos os grandes fabricantes parecem querer aplicar um pacote aerodinâmico nas suas motos de estrada, e a KTM, claro, também segue esta moda.


No segundo vídeo “teaser” da nova 1290 Super Duke R para 2020, a marca austríaca permite ver mais alguns detalhes da nova versão da sua powernaked, uma moto que tem conquistado os motociclistas e também a imprensa especializada desde que apareceu no mercado.

Para o próximo ano a KTM pretende ir mais além, talvez dando uma resposta à altura do que a Ducati nos vai mostrar com a Streetfighter V4 e os seus 208 cv. As informações provenientes da KTM não apontam para que a 1290 Super Duke R chegue a esses valores absolutos em termos de potência, mas o motor bicilíndrico LC8 deverá contar com inúmeras alterações que devem colocar a potência perto dos 190 cv.

Com um pacote de eletrónica ainda mais evoluído, um painel de instrumentos TFT de maiores dimensões, e umas carenagens que, embora pequenas, são ligeiramente maiores do que vimos até agora na Super Duke R, as maiores alterações nesta moto serão ao nível da ciclística.


Todas as informações filtradas apontam para que as suspensões WP sofram um “upgrade”, tal como o sistema de travagem.

No entanto o vídeo “teaser” permite perceber que a KTM está a trabalhar de forma especialmente focada na aerodinâmica desta naked de potência elevada.

Podemos ver no vídeo, por duas vezes, que nas laterais da 1290 Super Duke R estão fixas asas ou “winglets”, provavelmente derivadas do projeto de MotoGP da casa austríaca. No caso da KTM, aparentemente não apostam numa solução tão radical como a Ducati fará com a Streetfighter V4. Ainda assim será interessante perceber, assim que a moto ficar disponível para testes, qual o efeito das asas na dinâmica da naked austríaca.

Ainda em relação ao vídeo “teaser”, notamos que a moto que aparece está equipada com diversos acessórios do catálogo PowerParts da KTM, nomeadamente o sistemas de escape Akrapovic e ainda as proteções de manetes. Tendo isto em conta, pode dar-se o caso da KTM apenas disponibilizar as asas aerodinâmicas como um acessório, ou parte de um pacote aerodinâmico para aqueles motociclistas que pretendem levar a 1290 Super Duke R ao extremo.

A apresentação oficial da nova KTM 1290 Super Duke R está marcada para 5 de novembro no Salão de Milão EICMA.

andardemoto.pt @ 18-10-2019 19:54:30


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews