EICMA 2019 – MV Agusta Superveloce 800 e Superveloce 800 Serie Oro

Depois da versão de produção limitada, a MV Agusta apresenta a versão de produção em série da esbelta Superveloce 800 e variante exótica denominada Serie Oro.

andardemoto.pt @ 3-11-2019 21:15:00

Depois de um ano em que apenas esteve disponível enquanto moto de produção muito limitada, a Superveloce 800 passa agora a estar incluída na gama da casa de Varese enquanto modelo de produção em série. Para além da versão base, a Superveloce 800 Serie Oro promete deixar os motociclistas que procuram uma desportiva retro exótica a correr para os concessionários da MV Agusta.

Todos os detalhes nas Superveloce transportam-nos para os 37 títulos mundiais conquistados pela casa de Varese.

A equipa de design, liderada pelo bem conhecido Adrian Morton, criou uma moto de linhas aerodinâmicas e a fazer lembrar as motos desportivas de outra era do mundo do motociclismo de competição. As carenagens foram desenhadas por forma a esconder todos os parafusos usados para as fixar, e criam um efeito de uma moto perfeitamente esculpida para nos deixar satisfeitos com aquilo que estamos a ver.

Em termos de design a Superveloce 800 Serie Oro conta com elementos específicos: painéis laterais em prateado metalizado, carenagens e guarda-lamas, entre outros componentes, são em fibra de carbono. Para além disso a Serie Oro tem ainda tampa do depósito de combustível e detalhe metálico à volta das luzes em alumínio maquinado.

Tecnicamente a nova Superveloce 800 destaca-se pelo seu motor de eficácia comprovada. É um três cilindros em linha, com uma cambota de rotação em sentido inverso, uma solução que habitualmente encontramos em motos de competição como MotoGP. Com um diâmetro de 79 mm e um curso de 54,3 mm, este motor tem uma cilindrada de 798 cc, do qual a MV Agusta consegue extraír 148 cv às 13000 rpm, enquanto o binário é de 88 Nm às 10600 rpm.


No caso da Superveloce 800 Serie Oro a performance do tricilíndrico pode ser ainda melhorada caso o proprietário assim o deseje, pois com a moto é também fornecido um sistema de escape completo “open” e uma centralina específica, apenas para uso em pista. Neste caso a Superveloce atingirá os 153 cv às 13250 rpm.

Em comparação com a F3 800 que serve de base para a Superveloce, a MV Agusta optou por trabalhar os parâmetros eletrónicos que gerem o acelerador “ride-by-wire”, mantendo neste novidade de 2020 uma resposta relativamente assertiva aos impulsos no acelerador, tal como se espera de uma desportiva.

O condutor terá a oportunidade de escolher um de quatro modos de condução disponíveis, usar a caixa de velocidades EAS 2.1 com quickshift bidirecional, e ainda selecionar um de oito níveis de intervenção do controlo de tração que pode inclusivamente ser desligado.

Em termos de chassis, e apesar de ter de uma forma geral os mesmos componentes e dimensões da F3 800, as novas Superveloce 800 e Superveloce 800 Serie Oro contam com secção frontal e subquadro específicos. Com estas alterações a MV Agusta conseguiu também modificar ligeiramente a posição de condução, no sentido de ser mais confortável.

De destacar que tanto o assento do condutor como o do passageiro são forrados em Alcantara.


Na suspensão destaca-se a utilização de um “link” otimizado no amortecedor traseiro. A intenção de utilizar este componente específico para a Superveloce 800 é permitir que o condutor usufrua de maior conforto quando em percursos em que o piso é irregular. A complementar isto, as Superveloce 800 têm ainda um monoamortecedor com diferentes afinações em comparação com a F3 800.

Por último resta-nos referir que a Superveloce 800 Serie Oro conta com alguns componentes especiais em relação à versão base: para além do sistema de escape para pista e respetiva centralina, a Serie Oro tem cruise-control para as viagens, corrente de transmissão final em dourado da DID, uma cobertura personalizada e ainda um sensor de GPS.

Galeria MV Agusta Superveloce 800 e Superveloce 800 Serie Oro

andardemoto.pt @ 3-11-2019 21:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews